Festival de música valoriza artistas catarinenses
Foto: DivulgaçãoWednesday, 15 March 2023
Evento gratuito será realizado entre os dias 30 de março e 2 de abril, no palco do Teatro Carlos Gomes.
Quatro artistas catarinenses terão a oportunidade de se apresentar no palco do Teatro Carlos Gomes com completa estrutura técnica, de som, luz, produção, divulgação, apoio de palco e cachê. Caio Fernando, de Blumenau; o duo Eberhardt/Llerena, de Joinville; o Grupo Vocal Syahamba, de Timbó; e a Banda Pororoca, de Blumenau, estarão no 1º Festival Cultura Viva, que será realizado entre os dias 30 de março e 2 de abril. A entrada é franca.
Caio é uma figura marcante na cena instrumental catarinense. Ele se apresenta na quinta-feira (30/3), às 20h, e fará um show com influências de música brasileira, jazz e funk, e também músicas autorais. Já na sexta-feira (31/3), às 20h, Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena, musicistas com mais de 30 anos de experiência, trazem o espetáculo Brasil Seresteiro Canto e Violão, com músicas brasileiras de várias décadas em forma de concerto, com projeção de imagens e comentários acerca do repertório.
No sábado (1º/4), às 20h, é a vez do Grupo Vocal Syahamba, composto por Cristiano Florencio (maestro/baixo), Eduarda Florencio (contralto), Jussara Zermiani Florencio (soprano) e João Roberto Idésio (tenor), apresentar uma viagem sonora pelo século 20, com canções dos primórdios do samba e clássicos da MPB, todas com arranjos próprios. Para finalizar esta edição do festival, no domingo (2/4), às 20h, a Banda Pororoca, formada por Lúcio Locatelli (voz, guitarra e violão), Fabiano Sevegnani (guitarra, baixo e backing vocals), Luciano da Costa (baixo, trombone, programações e backing vocals) e Darlan Dias (bateria e percussão) traz canções autorais e algumas releituras de artistas consagrados no cenário nacional a partir de gêneros da MPB e do World Music.
Sobre o Projeto Cultura Viva 2022
A iniciativa faz parte do Projeto Cultura Viva 2022, que tem como principal objetivo democratizar a arte e a cultura para a população catarinense. Apoiado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, o projeto abriu uma chamada para seleção dos artistas e recebeu 33 propostas de 10 cidades de Santa Catarina: Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Ibirama, Indaial, Itajaí, Joinville, Pomerode e Timbó. E com estilos musicais bem variados, de música clássica ao sertanejo raiz. Ao todo, contemplará 12 músicos catarinenses em 2023. Para as oito vagas restantes, serão lançadas novas chamadas ao longo do ano.
Ele ainda oferta aulas de música para 50 alunos, permitindo o contato dos estudantes com professores especializados, uma ampla e tradicional estrutura com salas dotadas de pianos, biblioteca especializada em música, além dos auditórios e salas de concerto. Os cursos disponibilizados são clarinete, contrabaixo, flauta transversal, viola, violino, violoncelo, regência, saxofone, trombone e trompete.
O projeto conta com o apoio da Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Cooper, DCondor Distribuidora, Dicave, Karsten e Rede Top.