Ilha do Mel se torna ilha inclusiva para autistas

Ilha do Mel se torna ilha inclusiva para autistas
Foto: Divulgação

Wednesday, 15 March 2023

Paraíso no Paraná irá se tornar a primeira ilha com atendimento especial.

A Ilha do Mel será a primeira ilha turística inclusiva para pessoas com autismo do Brasil. Um dos principais pontos de visitação do Paraná, a região contará com capacitação e treinamento dos funcionários de empreendimentos turísticos locais.

O objetivo do projeto é tornar a Ilha do Mel acessível para pessoas com autismo que desejam fazer turismo com atendimento exclusivo.

O projeto social é uma iniciativa da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur). A iniciativa tem apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias do Turismo (Setu) e do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), além da Prefeitura de Paranaguá, cidade à qual a Ilha pertence.

Autistas na Ilha

O projeto Autistas na Ilha será dividido em duas fases. A primeira já está em andamento e oferece capacitação aos empreendimentos turísticos da Ilha. Dessa forma, proprietários e funcionários de pousadas, restaurantes, mercados e barqueiros recebem orientação. A segunda fase será de acompanhamento e suporte.

A ideia surgiu a partir da tese de mestrado da turismóloga Dayanny Feitosa e teve o auxílio da Abitur, que escolheu a Ilha do Mel para fazer um piloto. “Os empresários e trabalhadores da ilha se mostraram muito interessados e participativos nesses dois dias de treinamento, o que demonstra que a aplicação na prática deverá ser um sucesso”, disse o presidente da Abitur, Rafael Guttierres Junior.

Segundo Rafael, os comerciantes da ilha já têm percebido uma presença cada vez maior deste público. “De acordo com levantamentos realizados por publicações especializadas, o aumento da demanda pode chegar a 60% após a divulgação de um destino turístico adaptado para receber pessoas com TEA”, complementou.

Cronograma

O cronograma do projeto está em andamento. Nesta semana, como parte da primeira fase, foi realizado o treinamento nas localidades de Encantadas e Brasília. Além disso, durante todo o mês de março, será prestada uma consultoria individualizada para as empresas participantes – até agora, já são mais de 70 estabelecimentos inscritos.

Deste modo, a capacitação técnica será totalmente feita pelas Organizações Não Governamentais ICO Project e Onda-Autismo, co-realizadoras do projeto.

No dia 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, haverá o evento oficial de entrega do título de 1ª Ilha Turística Adaptada ao Autista no Brasil. Além disso, no mesmo dia haverá os estabelecimentos credenciados vão receber o selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista”.

Em maio de 2023 começa a segunda fase, de acompanhamento e suporte, que vai até abril de 2024.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE