Osterbaum vence concurso da Rota do Enxaimel
Foto: DivulgaçãoMonday, 27 March 2023
Foram mais de 400 casquinhas de ovos.
A mais bela Osterbaum da Páscoa 2023 na Rota do Enxaimel é a de Alvin Fischer, de apenas sete anos de idade. A árvore com 404 casquinhas naturais de ovos, feita com a ajuda da avó, venceu a segunda edição do concurso promovido pela Associação Rota do Enxaimel, em Pomerode. O resultado foi anunciado neste domingo (26). Em segundo lugar ficou Camila Raduenz.
Ao todo, estavam inscritas 28 árvores enfeitadas em residências e empresas do bairro Testo Alto. Os jurados avaliaram aspectos como tamanho, originalidade, harmonia e criatividade.
No voto popular, a escolhida foi a Osterbaum dos alunos do sétimo ano da Escola Básica Municipal Doutor Amadeu da Luz, feita com casquinhas naturais nas cores da bandeira da Alemanha.
As vencedoras no julgamento do júri e no voto popular receberão 10 prêmios cada, entre kits de produtos e serviços oferecidos na Rota do Enxaimel. Para a segunda colocada, são cinco itens. Um sorteio premiou outros cinco participantes. Os ganhadores são: Iraci Schumacher, Elina Caetano, Marilyn Bezerra, Daniele Wachholz Beier e Lucas Garcia da Rosa Junior.
— O pessoal da comunidade abraçou a ideia. A gente percebeu muitas crianças envolvidas, inclusive na escola. Assim, desde cedo as pessoas estão se inspirando para manter a tradição — comentou o presidente da associação, Rogério Siewert.
Neste ano, participaram da comissão que avaliou as árvores Rejane Koch Goede, diretora executiva da Associação Visite Pomerode (Avip), Maurício Nienow, consultor de núcleos da Associação Empresarial de Pomerode (Acip), Dirce Goede, presidente da Associação de Artesãos de Pomerode e Vanessa Moltini, apresentadora do programa Ver Mais da NDTV.
Todas as árvores participantes continuam expostas nas casas e podem ser avistadas da rua até o domingo de Páscoa.
Rota do Enxaimel
Pomerode é conhecida em todo o Brasil por montar a maior Osterbaum do mundo, sempre durante a Osterfest, a Festa da Páscoa, que neste ano vai de 16 de fevereiro a 9 de abril. Na Rota do Enxaimel, moradores e negócios ligados ao turismo colorem os 16 quilômetros de roteiro, onde estão distribuídas cerca de 50 casas históricas, além de atrativos como passeios guiados, lojas de artesanato, restaurantes típicos e opções de hospedagem.
O visitante pode percorrer a rota com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu a Rota do Enxaimel entre as melhores vilas turísticas do mundo. A lista internacional busca reconhecer destinos que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.