Desembolsos para turismo de Minas Gerais crescem 506%
Foto: DivulgaçãoTuesday, 11 April 2023
Busca por recursos junto à instituição financeira ocorreu diante de avanço expressivo de 41% do volume de turistas no Estado.
O calendário de atividades turísticas do Estado de Minas Gerais registrou como saldo um crescimento expressivo de 41% no número de turistas em 2022. Este avanço no número de visitantes que desembarcaram em solo mineiro foi apurado numa comparação realizada com todo o ano de 2021. As informações foram divulgadas pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os empreendimentos no Estado voltados ao turismo, por consequência, contrataram mais recursos com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O número de negociações foi significativamente maior em comparação com anos anteriores. Somente entre 2021 e 2022, o montante saltou de R$ 2,3 milhões para R$ 14,4 milhões, uma alta de 506%. O número de operações também cresceu, passando de 30 para 56, no período.
Ainda de acordo com o levantamento da Etene com a Anac, somente em relação ao número de visitantes estrangeiros, ele foi de 98 mil no balanço do turismo mineiro. Essa parcela representa uma alta de 183% na comparação com o ano anterior. Dentre os períodos de maior destaque turístico estiveram o Carnaval e a Semana Santa.
O economista do Etene Allison David de Oliveira Martins explica que esses resultados demonstram uma consolidação da retomada de crescimento do turismo. “Isso ocorre dada uma maior flexibilização das restrições sanitárias adotadas contra a Covid-19 após a onda da variante Ômicron, que favoreceu a circulação das pessoas para roteiros turísticos”. Desta forma, o especialista afirma que, por consequência, é natural uma maior procura por crédito.
“Os recursos destinados ao turismo buscam atender à demanda reprimida, além de expandir e modernizar os empreendimentos turísticos. As linhas de crédito do banco, com juros atrativos e prazos adequados, atendem a diversos segmentos econômicos. Meios de hospedagem, restaurantes, equipamentos de entretenimento, agências de turismo, entre outros estão entre os contemplados”, afirma Allison Martins.
Recursos foram direcionados para quais necessidades?
Segundo o estudo, as linhas de crédito do Banco do Nordeste financiaram em 2022 os investimentos em obras de implantação, reforma, expansão ou modernização de empreendimentos turísticos. Os recursos também foram aplicados na capacitação de pessoal e ações de Marketing das empresas do setor mineiro de turismo. Já no rol de itens financiados, estão, por exemplo, embarcações utilizadas no transporte turístico de passageiros, móveis e utensílios para hospedagem e sistemas de gestão de qualidade.