Convênio com Sebrae deve capacitar cervejarias no atendimento ao turista

Convênio com Sebrae deve capacitar cervejarias no atendimento ao turista
Foto: Dejota Castro

Tuesday, 18 July 2017

Vale da Cerveja, Ablutec e Parque Vila Germânica firmaram convênio com o serviço.

No primeiro quadrimestre de 2017, mais de 4 mil visitantes estiveram nas cervejarias ligadas ao Vale da Cerveja. E a relação destes negócios com o turismo vai ficar ainda mais intensa nos próximos anos. O projeto, que fica sob a gestão do Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, acaba de assinar, junto com a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) e Parque Vila Germânica, um convênio com o Sebrae/SC para o desenvolvimento de um projeto de capacitação dos cervejeiros para que a experiência do turista seja ainda mais memorável na região.

No projeto estão previstas consultorias para criação de novos produtos turísticos, capacitações para atendimento ao visitante e uma missão a Bento Gonçalves (RS), na região do Vale dos Vinhedos. Conhecer bons exemplos é uma das ferramentas para que os empresários locais vejam de perto os impactos do turismo para outros negócios, de acordo com Aloísio Salomon, analista técnico do Sebrae/SC.

O coordenador do Vale da Cerveja, Carlo Bressiani, aposta na profissionalização como um dos aspectos que vai tornar o turismo um segmento ainda mais atraente para as marcas locais. "Com muita vontade de fazer, chegamos até aqui. Agora chegou o momento de buscarmos capacitação para que as visitações se tornem ainda mais relevantes para toda a sociedade regional", comenta.

Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de turismo de Blumenau (SC), acredita na construção colaborativa para um destino cada vez mais forte “O Vale da Cerveja, juntamente com o Centro de Convenções, são, sem dúvida, os melhores e mais importantes produtos para combater a sazonalidade da atividade turística em Blumenau”, destaca.

"Blumenau é a Capital Brasileira da Cerveja e o Vale da Cerveja é uma região única. De forma unidade, temos tudo para ressignificar o turismo e fazer com que ele gere mais riqueza para todos. Para isso, a profissionalização é fundamental", comenta o presidente da Ablutec, Richard Steinhausen.

Sobre o Vale da Cerveja
Gerido pelo Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, o Vale da Cerveja é uma iniciativa de divulgação e profissionalização do receptivo de turistas para as visitações ligadas à bebida. A iniciativa é das cervejarias e entidades locais ligadas ao turismo e à cerveja e o projeto é mantido pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), CDL Blumenau e Sindilojas, Secretaria de Turismo e Prefeitura Municipal de Blumenau e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (SIHORBS).

Texto: Marina Melz


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE