Orquestra de Câmara se apresenta quarta no Carlos Gomes
Foto: DivulgaçãoTuesday, 04 July 2023
A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser retirados, uma hora antes do evento, na bilheteria do teatro.
A Orquestra de Câmara de Blumenau apresenta, nessa quarta-feira, dia 05, o segundo repertório do projeto “Música para a Vida”. A apresentação ocorrer, às 20h, no Teatro Carlos Gomes e a entrada é gratuita. Sob a regência do maestro Daniel Bortholossi e a direção artística do Daniele Girardello, o repertório será o Concerto “Alla Rustica” RV 151 de Antonio Vivaldi, quando serão tocadas duas obras do renomado compositor italiano. O concerto para dois violinos conta com os solistas Daniele Girardello e Moara Pessatti. Na apresentação também terá a Serenata para Cordas Op. 20 de E. Elgar, Simple Synphony Op.4 de B. Briten e Dance Bacchanale de Camille Saint-Saëns.
O diretor artístico da Orquestra, Daniele Girardello, enfatiza que Vivaldi é considerado um dos maiores compositores do período barroco. “Vivaldi compôs mais de 500 concertos e sua música é caracterizada por sua energia, virtuosismo e melodias cativantes.”
E. Elgar e B.Britten também tiveram um impacto significativo na música clássica britânica, cada um em sua respectiva época. “Suas composições expressivas e distintas continuam a ser apreciadas e executadas em todo o mundo.” E o concerto termina com Camille Saint-Saëns, compositor francês do século XIX, conhecido por sua habilidade técnica desde música de câmara até ópera e música sinfônica. “Cada um desses compositores - Vivaldi, Elgar, Britten e Saint-Saëns - contribuíram de maneira única para o mundo da música clássica, deixando um legado valioso de composições que continuam a ser apreciadas e executadas até hoje. Suas obras refletem suas personalidades artísticas distintas e representam períodos e estilos musicais importantes em suas respectivas épocas”, afirma Girardello.
O projeto conta com o apoio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, Mecenato Estadual de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura e só está sendo possível devido ao patrocínio das empresas Havan, Altenburg, Ideal, Volvo Dicave, CartonDruck, Oxford, ICRH Tigre, Karsten, Cooper e Artico.