Museu Pergamon vai fechar por 14 anos

Tuesday, 31 October 2023
Espaço passará por reformas estruturais para impedir vazamentos que datam da Segunda Guerra Mundial.
Um dos principais espaços artísticos da Alemanha, o Museu Pergamon, que guarda obras históricas como o portão de Ishtar, que adornava a entrada da antiga cidade da Babilônia, permanecerá fechado por 14 anos para obras estruturais.
De acordo com comunicado oficial da instituição, as obras, com início agendado para o dia 24 de outubro, pretendem consertar danos que datam ainda do período da Segunda Guerra Mundial, quando o Museu sofreu abalos que ainda comprometem a conservação das obras de arte e não foram resolvidos por reformas anteriores.
A ideia é que pelo menos uma das alas do museu reabra para o público daqui a quatro anos, porém todo o espaço só poderá voltar a ser visitado em 2037. Ainda de acordo com a instituição, as obras devem custar 1,5 bilhões de euros.
Localizado na Ilha dos Museus, o Pergamon é o maior espaço dedicado à arte da capital alemã. Durante o período em que permanecer fechado ainda será possível visitar outros lugares, como o Museu Antigo, o Museu Novo, Antiga Galeria Nacional, Museu Bode e a Galeria James-Simon.