6 dicas para comemorar o aniversário de Floripa

6 dicas para comemorar o aniversário de Floripa
Foto: Divulgação

Thursday, 21 March 2024

Aniversário de Florianópolis: seis ideias do que fazer de graça para comemorar.

A capital catarinense completa 351 anos no dia 23 de março de 2024. E a melhor maneira de comemorar o aniversário de Florianópolis é na rua, já que a cidade fica cheia de programações ao ar livre em razão de toda a sua natureza exuberante. Confira seis ideias para aproveitar a ilha no dia do aniversário sem gastar nada.

O que fazer de graça no aniversário de Florianópolis

A cidade de Florianópolis não por acaso é chamada de Ilha da Magia. São diversas opções de praias, trilhas e passeios que fazem a cidade ter uma programação variada, especialmente para quem gosta de se conectar com a natureza.

Confira seis opções para aproveitar essa data especial em Florianópolis.

A cidade de Florianópolis não por acaso é chamada de Ilha da Magia. São diversas opções de praias, trilhas e passeios que fazem a cidade ter uma programação variada, especialmente para quem gosta de se conectar com a natureza.

Confira seis opções para aproveitar essa data especial em Florianópolis.

1. Aproveitar a Maratona Cultural

A capital catarinense vai sediar a 10ª edição da Maratona Cultural entre os dias 22 e 24 de março, justamente no aniversário de Florianópolis. Nos três dias de evento serão cerca de 380 atrações gratuitas espalhadas por diversos endereços da cidade, entre shows musicais, apresentações teatrais, exposições, dança e diversas outras manifestações populares, totalizando mais de 50 horas de programação.

Em 2024, o evento homenageia a trajetória de uma das artistas mais importantes da cultura catarinense: a artista plástica Eli Heil, falecida em 2017 aos 88 anos. A programação completa pode ser conferida no site oficial da Maratona Cultural ou no Instagram do evento.

2. Assistir aos shows de Pitty, Maria Rita e Pato Fu ao ar livre e de graça

Artistas nacionais também estão na programação da Maratona Cultural 2024 e vão promover shows gratuitos e ao ar livre durante o evento. No dia do aniversário de Florianópolis, quem sobe ao palco é a banda Pato Fu, mas as apresentações já começam na véspera e continuam no dia seguinte, com Pitty e Maria Rita.

A programação é a seguinte:

● Pitty – sexta-feira (dia 22) às 21h;
● Pato Fu – sábado (dia 23) às 18h;
● Maria Rita – domingo (24) às 20h.

Todos os shows acontecem no palco que será montado no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, Centro da cidade.

3. Passear pelo centro histórico e conhecer a Ponte Hercílio Luz

O centro de Florianópolis é cheio de atrações imperdíveis. Casarões históricos, Catedral Metropolitana, Praça XV, figueira centenária, Palácio Cruz e Sousa, Mercado Público. Há muito o que ver por lá e é sempre gostoso perambular pelo centro de Florianópolis e observar suas cores e história.

4. Atravessar a ponte Hercílio Luz

A ponte Hercílio Luz é o principal cartão-postal de Florianópolis. É uma estrutura quase centenária (foi inaugurada em 1926) e é o primeiro elo que existiu entre a ilha e o continente, o que dá muito simbolismo a ela.

Após ficar quase 40 anos inativa por motivos de segurança e reforma, a circulação de veículos e pessoas foi retomada em 2020. Desde então, muita gente passou por lá, de carro, a pé ou de bicicleta. Nos fins de semana, a ponte é fechada para circulação de veículos. Com isso, muita gente aproveita para caminhar e passear por ali.

5. Visitar as praias

A natureza de Florianópolis é exuberante. São mais de 40 praias cercadas de muito verde, algumas sem acesso de veículos. Passear por elas é uma bela forma de comemorar o aniversário de Florianópolis.

Por isso, boas opções podem ser um piquenique na Lagoa da Conceição, o nascer do sol na Praia Mole e o entardecer em Santo Antônio de Lisboa. Mas também dá para rolar pelas dunas da Praia da Joaquina e caminhar pelas ruas de casas coloridas e açorianas do Ribeirão da Ilha, por exemplo.

6. Fazer uma trilha em meio à natureza

Além das praias, Florianópolis também tem diversas trilhas que conduzem os caminhantes a paraísos naturais indescritíveis. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, essa pode ser uma boa opção de programação gratuita – especialmente considerando que há lugares na ilha aos quais só é possível chegar de barco ou a pé, caminhando por uma trilha.

É o caso, por exemplo, da Praia do Gravatá (no leste da ilha, entre as praias da Joaquina e Mole) e da Lagoinha do Leste (no sul da ilha, entre as praias do Matadeiro e Pântano do Sul). Todas elas são cercadas por morros e costões rochosos que as impedem de ser acessadas de carro.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE