Conheça cinco destinos imperdíveis no México
Foto: DivulgaçãoWednesday, 01 February 2017
Enquanto se fala em construção de muros, por que não aproveitamos para conhecer melhor nossos 'primos distantes' norte-americanos?
Enquanto a crise política nos Estados Unidos mostra que não é só no dito ‘mundo em desenvolvimento’ que as discordâncias podem gerar conflitos feios e o presidente republicano Donald Trump delibera sobre construir um muro na fronteira com a América Latina (que vai, pelo menos, impactar negativamente no habitat de alguns animais da região), o BLUMENEWS vai te dar cinco dicas de lugares para conhecer no México.
- Todos Santos
Decretada um ‘pueblo magico’ pela Secretaria de Turismo mexicana, essa pequena cidade em Baixa Califórnia mantém o clima da colonização em sua arquitetura e preserva o misticismo de suas tradições, predominantemente costeiras.
Com um povo simpaticíssimo e ruas de paralelepípedo que te levam até algumas das mais lindas praias da costa oeste da América do Norte, a cidade de clima agradável tem dezenas de belos prédios históricos (como a Missão de Santa Rosa), mantém um complexo de museus regionais que data dos anos 20, abriga obras de artistas plásticos renomados como Libusche Wiesendanger, é um pólo nacional de pesca desportiva, uma Meca para surfistas latino-americanos, ecoturistas, observadores da vida marinha (com vasta fauna oceânica, especialmente baleias e leões marinhos) e vários festivais como de Cinema, de Reggae e de Música (sendo este último organizado por Peter Buck, ex-guitarrista da banda R.E.M.).
Todos Santos fervilha de belezas naturais, culturais e tradicionais. É um lugar que, com certeza, com ou sem muro, você precisa conhecer.
- San Jose Del Cabo
Se você precisa descansar, certamente não há local mais indicado do que San Jose, também na Baixa Califórnia, um verdadeiro paraíso de beleza e sossego.
Não muito distante, a cerca de 30 quilômetros, está Cabo San Lucas, uma animada cidadezinha repleta de bares e onde a vida noturna parece não se importar em prosseguir depois que o sol amanhece. Um local para boêmios e jovens de todas as idades.
Em San Jose é possível praticar mergulho com cilindro nas águas transparentes, ir ao Parque Marinho Cabo Pulmo praticar canoagem, conhecer o único coral de recifes duros da região ou se impressionar com os destroços do navio naufragado Colima.
Outras atrações contemplam o Estuário e Santuário de Pássaros local (com mais de 200 espécies de aves) e a Playa Palmilla, uma das praias mais badaladas de todo o México.
- Guanajuato
Passando o Deserto de Sonora, temos a cidade de Guanajuato.
Destino turístico histórico por vocação, essa cidade fundada em 1546 desperto o mais profundo orgulho cívico no povo mexicano, pois os liga aos seus descendentes e fundadores de sua riquíssima cultura.
Entre suas preciosidades arquitetônicas é o forte em Dolores Hidalgo, que traz consigo a dura história de uma das batalhas pela independência do país. A carga didática e histórica hoje convive em perfeita harmonia com a agradável música dos mariachi e um mercado artesanal de múltiplas cores, origens e talentos.
Em outubro é possível participar do Festival Internacional Cervantino, que existe desde 1972 e exalta a obra de Miguel de Cervantes.
Mas durante os demais 11 meses a cidade é festiva, jovial e encanta turistas de todas as partes do planeta com seus casarões, túneis seculares, praças, igrejas de arquitetura colonial e casas de veraneio que foram sendo construídas por todo o local durante todo o último século.
Para quem aprecia História, o Museu Regional De la Alhóndiga de Granaditas foi erigido em honra ao ato épico de Pipila (Juan José de los Reyes Martínez Amaro, foi um minerador e herói da insurgência pela Independência do México), sendo hoje um de rebeldia e libertação.
- San Miguel de Allende
Repleta de casas coloridas e com ruas revestidas por pedrinhas irregulares, Allende é o coração daquilo que chamam de ‘Nueva España’.
É uma cidade histórica de beleza única e com uma calma praticamente bucólica, ficando bem perto de belezas naturais típicas da paisagem rural e campestre. Seus moradores são receptivos e o atendimento ao turista no local é excepcional.
Em setembro há a Festa de São Miguel Arcanjo, cuja maior igreja (e ícone municipal) leva o mesmo nome em uma fachada neogótica de prender o fôlego.
A UNESCO considera esse lindo local Patrimônio Histórico da Humanidade por conta de suas casas coloniais conservadas há séculos. Na verdade, o respeito à história é tamanho em Allende que até mesmo franquias internacionais, como a Starbucks e o Mcdonalds, têm que respeitar as regras urbanísticas, como usar apenas placas de madeira com tintas brancas.
- Tulum
A península do Yucatán ficou mundialmente conhecida por conta do belíssimo balneário de Cancun que, apesar das belezas, não é o único lugar inesquecível que a região tem a oferecer.
De uma beleza rústica impressionante e com águas de um azul apaixonante em suas praias, essa cidade da Riviera Maya tem também ruínas de povoados mais na beira das praias e até no topo de uma montanha, o que levar centenas de milhares de turistas àquele destino anualmente.
O azul turquesa de seu mar faz inveja aos mares mais azulados, como Playa Del Carmen.
Mais um exemplo do quão esse paraíso serve para se desintoxicar da vida moderna é o fato de que linhas telefônicas e conexões de internet praticamente inexistem por lá. Ou seja: leve dinheiro, porque quase nenhum estabelecimento trabalha com cartão de crédito. E não leve dólares, leve pesos mexicanos. É possível trocar no próprio aeroporto.
Claro que você pode pagar suas contas em dólares, mas geralmente os estabelecimentos desvalorizam um pouco a moeda estadunidense na hora de converter para você, então é sempre bom evitar qualquer desgosto durante a viagem.
Enquanto se considera construir muros, porque você não expande seus horizontes? ;)