Estação Cultural recebe inscrições de mais de 500 projetos

Estação Cultural recebe inscrições de mais de 500 projetos
Foto: Divulgação

Tuesday, 05 September 2017

Resultado deve ser divulgado no dia 11 de setembro.

O Projeto Estação Cultural recebeu inscrições de 563 projetos de 66 municípios catarinenses que vão participar da etapa de credenciamento, sendo 339 (60%) para apresentações artísticas e os demais para oficinas. As inscrições se encerraram na última sexta-feira, 1º de setembro. Agora, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) inicia a análise documental das propostas enviadas.

O Estação Cultural levará atrações para 50 cidades catarinenses entre 26 de outubro e 26 de novembro de 2017. Para o presidente da FCC, Rodolfo Pinto da Luz, a meta, já nesta primeira edição do projeto, é atender todas as regiões do Estado, oportunizando uma agenda de espetáculos artístico-culturais dos maiores aos menores municípios. "O Estação Cultural busca fomentar a circulação da nossa produção cultural e o resultado do processo de inscrição nos deixa com grandes expectativas", celebra o Rodolfo. 

O resultado da etapa de credenciamento deve ser divulgado no dia 11 de setembro, conforme cronograma previsto no edital. Na sequência, uma Comissão de Seleção será responsável pela análise dos projetos credenciados e aprovação final. Serão selecionadas até 100 propostas para apresentações artísticas e culturais, com carga horária mínima de 45 minutos e máxima de duas horas; e até 35 propostas de Oficinas, com carga horária mínima de oito e máxima de 10 horas, que deverão ser ministradas em dois dias consecutivos (entre quinta-feira e domingo). Cada proposta poderá ser selecionada para realização em até três municípios.

O investimento da FCC nesta ação será de até R$ 411.250,00, destinados aos cachês dos artistas. Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente ao e-mail estacaocultural@fcc.sc.gov.br. 

Sobre o Estação

O projeto da FCC ocorrerá durante a Primavera 2017, a ser realizado de 26 de outubro a 26 de novembro, em até 50 municípios no estado de Santa Catarina. A iniciativa é embrião de uma política pública que visa à democratização do acesso às atividades culturais, com atrações de abrangência estadual. O objetivo da FCC é contribuir para atrair diversos tipos de públicos, valorizando ações que fomentem a reflexão e a discussão dos temas abordados, e possibilitando a troca de linguagens artísticas e culturais entre as regiões catarinenses.

O piloto do projeto, intitulado Verão Cultural, ocorreu no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. No total, o projeto atingiu um público de aproximadamente 21 mil pessoas.

Para a edição de primavera, serão selecionadas até 100 propostas para Apresentações artísticas e culturais, com carga horária mínima de 45 minutos e máxima de duas horas. Cada proposta poderá ser selecionada para realização em até dois municípios. Na área de oficinas, serão selecionadas até 35 propostas, com carga horária mínima de oito e máxima de 10 horas, que deverão ser ministradas em dois dias consecutivos (entre quinta-feira e domingo) e atenderão até 35 municípios. Cada proposta poderá ser selecionada para realização em até três municípios.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE