Desfiles Cívicos da Independência vão reunir mais de 5 mil pessoas

Desfiles Cívicos da Independência vão reunir mais de 5 mil pessoas
Foto: Marcelo Martins

Wednesday, 06 September 2017

Neste ano, Blumenau terá desfile no Centro, às 9h, e na Vila Itoupava, às 15h.

Nesta quinta-feira, dia 7, Blumenau recebe dois tradicionais Desfiles Cívicos em comemoração à Independência do Brasil. Os eventos, organizados pelo 23º Batalhão de Infantaria, em parceria com a Prefeitura de Blumenau, ocorrem às 9h na Rua 15 de Novembro, no Centro, e às 15 na Rua Henrique Conrad, na Vila Itoupava.

No total, os desfiles devem reunir mais de 5 mil participantes. No Centro, serão 3,7 mil pessoas divididas em 58 grupos, com a presença ainda de cerca de 80 veículos motorizados. Já na Vila Itoupava, que há dez anos não recebia o desfile cívico da Independência, são 25 grupos confirmados, com 1.240 presentes.

De manhã, quem abre o desfile é o Fórum de Movimentos Sociais, com o Grito dos Excluídos, que ocorre em mais de 1.400 cidades brasileiras. Na sequência, vem a banda do 23ºBI, assim como os grupamentos da corporação. Também participam, a Banda Municipal, Polícia Militar, bandas e fanfarras de escolas da cidade, Escoteiros, Bombeiros, Samu e clubes de carro.

O da Vila Itoupava inicia às 15h na Rua Henrique Conrad. Participam grupo de idosos da Dança Sênior, além do 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), escolas locais e viaturas das polícias Rodoviária Estadual (PRE) e Civil.

Alterações no trânsito
A Rua Floriano Peixoto será interrompida às 20h desta quarta-feira, dia 6, entre as ruas 15 de Novembro e Curt Hering, para montagem do palco principal. A expectativa é liberar este trecho da via às 13h de quinta-feira.

Já a Rua 15 de Novembro ficará interditada aos veículos entre as ruas Amadeu da Luz e Nereu Ramos, das 6h às 13h, nesta quinta-feira. Durante esse mesmo período, as ruas Padre Roberto Landel de Moura, Amadeu da Luz, Getúlio Vargas, Namy Deeke, Professor José Ferreira da Silva também terão o trânsito interrompido. Como alternativa para acessar a Rua 7 de Setembro, os motoristas que estiverem na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-rio) ou São Paulo poderão utilizar a Paulo Zimmermann.

As ruas transversais Paul Hering, Rodolfo Freygang, Nereu Ramos e Alameda Rio Branco ficarão abertas para o tráfego de veículos até próximo do horário do desfile. Durante o período da interdição, os motoristas que estiverem na Rua Sete de Setembro podem seguir até a Fonte Luminosa e Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras) para acessarem a Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio). 

Texto: Julimar Pivatto, Joni César e Juliana Damian Silva.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE