Brasil encerra 2024 com mais de 6,7 milhões de turistas estrangeiros

Brasil encerra 2024 com mais de 6,7 milhões de turistas estrangeiros
Foto: Reprodução

Wednesday, 12 February 2025

Somente em dezembro, o país recebeu mais de 806,4 mil visitantes de fora, número 29,8% maior do que o registrado no mesmo período em 2023.

O ano de 2024 se consagrou como o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. Prova disso é que o país alcançou a marca recorde de 6.773.619 turistas estrangeiros no ano, um crescimento de 14.6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram atualizados e divulgados nesta segunda-feira (10.02) pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal (PF). Somente em dezembro, 806.478 estrangeiros visitaram o Brasil, número 29,8% maior do que o registrado no mesmo mês de 2023 e o segundo melhor dezembro da série histórica.

Os estados de São Paulo (2.274.932), Rio de Janeiro (1.528.133), Paraná (912.255) e Rio Grande do Sul (883.662) despontaram como as principais portas de entrada desses visitantes em 2024. Proporcionalmente, estados como Santa Catarina (71,79%), Bahia (56,7%) e o Pará (53,21%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os “hermanos” continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Foram 1.960.182 argentinos desembarcando no país este ano. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado 728.537 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 653.895 chegadas aos destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 853.484 visitantes.

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião. Esse meio de transporte segue como o principal acesso para esses visitantes, enquanto o transporte terrestre corresponde a 28,5% do total.

“O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das principais metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem como objetivo consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Nossa expectativa é superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas e fortalecendo ainda mais a economia nacional”, concluiu o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 7,341 bilhões, registrando o melhor valor em toda a série histórica, iniciada em 1995. Em comparação com a balança comercial brasileira, esse desempenho superou importantes produtos de exportação do país, como o algodão, que gerou US$ 5,2 bilhões, e o minério de cobre e seus concentrados, com US$ 4,2 bilhões.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, atribuiu os resultados ao acerto do trabalho de promoção internacional realizado pela Agência nos últimos dois anos. “Na Embratur, conseguimos estruturar a promoção do Brasil no exterior com programas e projetos inovadores, e que estão sendo copiados mundo afora. É uma política eficiente e o resultado quem sente é o povo brasileiro em cada região do país. Esse crescimento expressivo que tivemos em 2023 e 2024 vai se manter nos próximos anos, e o turismo brasileiro começa a virar uma página importante de deixar de ser um potencial para se tornar uma realidade, um segmento da economia protagonista na geração de emprego e renda, de atração de receitas internacionais, e modelo de um desenvolvimento econômico que pode ser aliado do meio ambiente”, explicou.

AÇÕES - Na atração de turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes. Em dezembro de 2023, foi inaugurado no Rio de Janeiro (RJ) o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.

Além disso, para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em eventos internacionais estratégicos para a promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior — agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.

O Brasil também lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

FUTURO - Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam ofertadas ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

Além disso, no próximo ano, o Brasil receberá importantes eventos como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.

Dados: MTur, Embratur e Polícia Federal


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