Festival Gastronômico de Indaial registra crescimento de 37%

Festival Gastronômico de Indaial registra crescimento de 37%
Foto: Divulgação

Tuesday, 27 May 2025

Além da gastronomia, o evento contou com uma programação cultural diversificada, incluindo aulas-show com chefs convidados, apresentações musicais, lounge com produtos com IG para venda direta ao público e um espaço infantil gratuito.

O Festival Gastronômico & Cultural de Indaial, realizado entre os dias 23 e 25 de maio, no Parque Municipal Jorge Hardt, registrou um crescimento expressivo de 37% no aumento do público e faturamento. O evento, que teve como tema "Festim de Sabores Catarinenses", reuniu dez estabelecimentos locais em formato de alameda gastronômica, com entrada gratuita.

O destaque deste ano foi a iniciativa pioneira de utilizar produtos catarinenses com Indicação Geográfica (IG) como inspiração principal para a criação dos pratos. Cada estabelecimento participante desenvolveu uma receita exclusiva com um dos itens com IG, valorizando a identidade e a tradição da gastronomia de Santa Catarina.

"O festival superou as nossas expectativas, tanto em público quanto em faturamento. Esta edição mostrou que estamos no caminho certo ao valorizarmos os produtos catarinenses e a criatividade dos nossos estabelecimentos", afirmou Ivandro Binsfeld, presidente da Associação de Turismo de Indaial (Turind). "O crescimento no faturamento reflete não apenas o sucesso do evento, mas também o fortalecimento da economia local e do turismo gastronômico em nossa cidade”, complementa Tibério Malkowski, coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo de Indaial.

Os vencedores do festival

No primeiro Concurso de Melhor Prato, avaliado por um júri especializado e votação popular, o grande vencedor foi o Morro da Pedreira, com o prato "Ostras do Morro", uma massa cavatelli artesanal, com ostras salteadas no espumante ao molho de nata, e gremolata de laranja e limão-siciliano, finalizadas com amêndoas crocantes e defumadas. O segundo lugar ficou com a Marmitaria Tempero Brasileiro e seu "Nhoque Diamante", enquanto o terceiro colocado foi o Fermentando Pizza Delivery, com o sanduíche "Panuozzo Bracatinga". Já no desafio de redes sociais, a equipe mais engajada foi a da Panificadora Mary Maria, com o "Bolinho de Linguiça Blumenau".

"Um dos principais objetivos do festival foi alcançado, que era o de propagar a riqueza dos produtos com Indicação Geográfica. Conseguimos mostrar ao público o valor dessas iguarias que carregam a identidade e a tradição do nosso Estado e ainda fortalecer o turismo gastronômico como uma das principais forças econômicas da região", destacou Michela França, consultora do Sebrae, e uma das idealizadoras da plataforma Cocriando Sabor e Saber.

Além da gastronomia, o evento contou com uma programação cultural diversificada, incluindo aulas-show com chefs convidados, apresentações musicais, lounge com produtos com IG para venda direta ao público e um espaço infantil gratuito. E também se destacou por suas práticas sustentáveis, como o uso de copos reutilizáveis, coleta seletiva de resíduos e utilização de pratos de louça, reforçando o compromisso com a responsabilidade ambiental.

O Festival Gastronômico & Cultural de Indaial já faz parte do calendário de eventos do município e a edição de 2026 está confirmada. Ele foi realizado pela Prefeitura de Indaial, Turind e Sebrae/SC. Com patrocínio de Mueller Eletrodomésticos, Segala´s Alimentos, Grupo Benke, Sicoob São Miguel, Colisor Marketing de Resultado, Germer Porcelanas, Gandrei Gráfica & Editora e FCF Instaladora. Desde a primeira edição, o evento é implementado por meio da metodologia Cocriando Sabor & Saber, com apoio da Fundação Indaialense de Cultura, Fundação Municipal de Esportes, CDL, Uniasselvi, Campestrini Marcenaria, Heloisa Flores e Unifique.


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Redação

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