Personagens reais estrelam campanha da Festa do Imigrante

Tuesday, 16 September 2025
Campanha da 33ª edição celebra as memórias e vivências de moradores de Timbó.
A 33ª edição da Festa do Imigrante de Timbó, que será realizada de 1º a 5 e de 8 a 12 de outubro, traz uma proposta envolvente: colocar a comunidade local no centro da celebração. Neste ano, o objetivo é evidenciar rostos conhecidos do município, pessoas que, em suas rotinas, traduzem com orgulho de viver em Timbó, e representar sua cultura e tradição, de diversas maneiras.
Com o slogan “Diferentes culturas, a mesma paixão”, a campanha une tradição e atualidade ao destacar figuras como professores, dançarinos, músicos, servidores públicos, crianças, artesãos e lideranças comunitárias, todos moradores de Timbó. Eles são protagonistas de uma história que ultrapassa gerações e fronteiras, mostrando que a cultura está no dia a dia da cidade.
“A Festa do Imigrante é um patrimônio de Timbó e neste ano ganha ainda mais força, reunindo valores culturais, legado e raízes. Será uma edição histórica, feita para emocionar moradores e visitantes e consolidar a cidade como um dos principais polos de valorização das tradições ítalo-germânicas no Vale do Itajaí”, destaca o presidente da Comissão Central Organizadora da Festa e da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Cristiano Florêncio.
Personagens
Entre os personagens que integram voluntariamente a campanha desse ano, estão nomes Jean Melere, descendente de Italianos, é professor de música e acordeonista; Matheus Mendes, com suas origens italianas e nascido em Timbó, é coreógrafo premiado internacionalmente pelo Grupo Andréia Mendes; Bruna Nicole Butzke, professora e presidente da associação de moradores do seu bairro; e Thainá Moretto, servidora pública da saúde, que foi Miss Timbó 2021 e, atualmente, representa a Olímpiada Entre Empresas.
A campanha também traz Eliane Bloedorn, figura reconhecida nos eventos culturais de Timbó e do Vale Europeu, do grupo Os Cinquentões que carrega 41 anos de tradição na música alemã; Mirela Moser Oss-Emer, dançarina do Grupo Blauer Berg há 25 anos e apaixonada pela Festa do Imigrante; João Henrique Schuetze também dançarino do Grupo Blauer Berg e ex-presidente do Clube Duque de Caixas, Caça e Tiro localizado no Bairro Mulde, berço da colonização em Timbó; e Joatan Fernando Gonzaga, profissional da moda e beleza, que representa Timbó como dançarino pelo Grupo Andreia Mendes desde 2006, levando a cidade para o mundo por meio da arte.
Ainda, os pequenos Isis Parno Betanin (de cinco anos) e João Alberto da Silva Karsten (de seis), filhos de servidores públicos e representantes da nova geração que cresce imersa na cultura da cidade. Por fim, os representantes da terceira idade: o casal de Opa e Oma Butzke, artesãos Adimar e Evany Butzke, são guardiões de saberes tradicionais, como a marcenaria e o Bauermalerei, uma técnica tradicional de pintura decorativa popular originária da Alemanha e considerada um patrimônio cultural e artesanal.
“Mais do que uma homenagem, a campanha é um convite à identificação e ao orgulho coletivo. A Festa do Imigrante de Timbó reafirma seu papel como vitrine da cultura local e, principalmente, como celebração viva de um povo que honra seu passado enquanto constrói o futuro com paixão e pertencimento”, salienta João Danilo, diretor de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó.