2ª Bienal da Gastronomia transforma BH em banquete a céu aberto

Friday, 17 October 2025
Até 31 de outubro, evento gratuito convida moradores e turistas a uma imersão na cultura culinária que consagrou a capital mineira como Cidade Criativa da Gastronomia.
O aroma do café coado se mistura ao do pão de queijo recém-saído do forno. Nos mercados, o burburinho das conversas se une ao colorido das frutas e ao cheiro de temperos que contam histórias. Até o dia 31 de outubro, estes cenários cotidianos de Belo Horizonte (MG) ganham ainda mais vida com a 2ª edição da Bienal da Gastronomia, um evento que transforma a cidade em uma grande celebração de sabores e saberes.
Mais que um festival, a Bienal é a materialização do título que orgulha os mineiros: o de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Com uma programação gratuita, o evento reforça a identidade local e se posiciona como poderoso motor do turismo. Segundo um estudo do Ministério do Turismo em parceria junto à Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, a culinária já é a principal motivação de viagem de 11% dos brasileiros.
Nesta edição, chefs renomados, produtores, pesquisadores e grandes nomes do setor desembarcam na capital mineira para uma série de palestras, mostras gastronômicas e seminários. O encontro promove um diálogo profundo entre tradição e vanguarda, valorizando desde os saberes ancestrais até as potentes cozinhas periféricas, a partir de experiências imersivas em mercados e outros espaços urbanos.
Programação
Prepare o apetite e o bloco de notas: a programação da Bienal convida o público para uma verdadeira jornada pela cultura alimentar de Belo Horizonte:
Walking Tour Gastronômico (18.10): uma imersão gratuita a pé pelo coração pulsante da cidade, desbravando os segredos e sabores do Mercado Central, da Galeria São Vicente e do Mercado Novo.
Fórum Internacional de Gastronomia (21 e 22.10): no Teatro Francisco Nunes, dois dias de debates intensos com chefs, pesquisadores e produtores sobre temas como ancestralidade, inovação e o papel social da cozinha.
Encontro de Gigantes (23.10): um intercâmbio único entre Cidades Criativas da Gastronomia. Belo Horizonte, Belém (PA), Paraty (RJ) e Florianópolis (SC) se reúnem em cozinhas-show e uma feira gastronômica para celebrar a diversidade brasileira.
Sabores da Norte (26.10): a Praça Padre Lage, na região Norte de Belo Horizonte, será palco de um evento focado em gastronomia sustentável, turismo comunitário e inclusão produtiva, mostrando a força da comida como agente de transformação.
Além da agenda principal, dezenas de eventos associados acontecem por toda a cidade. Os detalhes da programação e a forma de retirada de ingressos estão disponíveis no Portal Belo Horizonte. Não perca a chance de provar, aprender e entender por que, em Belo Horizonte, cada prato conta uma história.