Oito hotéis mal-assombrados para o Halloween

Oito hotéis mal-assombrados para o Halloween
Foto: Divulgação

Wednesday, 29 October 2025

Hotéis históricos ao redor do mundo continuam atraindo hóspedes pelo luxo, mas parte da fama se deve aos mistérios "sobrenaturais" que rondam os corredores.

À medida que outubro chega ao fim, o Halloween se aproxima: o ar ganha um certo mistério e o mundo parece mais atento às histórias que misturam o real e o imaginário. Entre elas, estão as que habitam hotéis de luxo, onde o passado insiste em circular pelos corredores.

Em diferentes partes do mundo, há hotéis que transformaram o sobrenatural em parte do charme. Nada comprovado, tudo está no terreno das boas histórias. De Londres a São Francisco, são contos que se repetem entre risadas, taças de vinho e uma pontinha de dúvida, já que os hotéis acabam entrando na brincadeira.

Conheça 8 hotéis pelo mundo com histórias mal-assombradas:

Ballygally Castle Hotel (Larne, Irlanda do Norte)

Imagine dormir em um castelo do século XVII de frente para o Mar da Irlanda. Essa é a realidade no Ballygally Castle Hotel, construído originalmente em 1625 e que, hoje, é usado como um hotel. Algumas das paisagens dos arredores foram usadas nas filmagens da série "Game of Thrones", sendo um local procurado por fãs do mundo todo.

Ao todo, a propriedade dispõe de 54 acomodações com vista para a Baía de Ballygally ou para os jardins. Porém, uma delas tem um bônus "sobrenatural": o "quarto fantasma", localizado no topo do castelo, em uma das torres originais, foi o quarto de Lady Isabella Shaw, a antiga Senhora do Castelo, cujo fantasma, dizem, permanece por ali - o próprio site do hotel destaca a curiosidade.

A principal lenda diz que Shaw teria sido trancada na torre pelo marido após dar a luz. Até hoje, ela percorre os corredores e bate nas portas do quarto em busca da filha.

The Hollywood Roosevelt (Los Angeles, EUA)

Glamour, cinema e...fantasmas. O The Hollywood Roosevelt é um dos hotéis mais emblemáticos dos Estados Unidos. Construído em 1927, foi palco do primeiro Oscar e hospedou estrelas como Marilyn Monroe, cuja suíte é procurada por curiosos. O hotel foi renovado, mas ainda carrega uma aura vintage luxuosa e um ar de mistério da Velha Hollywood.

A propriedade fica a poucos metros do Teatro Chinês, da Calçada da Fama e do Teatro Dolby, onde ocorrem as cerimônias atuais do Oscar. Entre as lendas que rondam o local, há relatos de aparições de Monroe em um antigo espelho e do ator Montgomery Clift, que morou no quarto 928 durante as gravações do filme "A Um Passo da Eternidade" (1953).

Hawthorne Hotel (Salem, EUA)

Nenhuma lista de lugares assombrados estaria completa sem Salem, a cidade das bruxas nos Estados Unidos. O Hawthorne Hotel, construído em 1925, aproveita a fama local com elegância: promove eventos temáticos de Halloween, jantares à luz de velas e tours históricos que exploram a herança mística da região.

Localizado no centro da cidade, o hotel tem 93 acomodações e completou um século de trajetória neste ano. Entre os boatos que rondam os corredores, há histórias de quadros que mudam de lugar sozinhos, portas que se fecham sem vento e sons de choro dentro de certos quartos. Em 1990, o hotel realizou uma sessão espírita no dia 30 de outubro na esperança de convocar o ilusionista Harry Houdini no 64º aniversário de sua morte.

The Stanley Hotel (Estes Park, EUA)

O Stanley Hotel, no Colorado, é talvez o mais famoso do mundo quando é assunto é “hotéis assombrados”. Inspirou Stephen King a escrever "O Iluminado", mas o que pouca gente sabe é que a atmosfera do lugar é menos de terror e mais de fascínio.

Construído em 1909, o Stanley Hotel abraça o legado com tours que contam a história paranormal do local. Além disso, o clima de montanha faz com que os visitantes se sintam dentro de um conto. Na década de 1970, o brilho do hotel desapareceu por falta de cuidados e de investimentos, mas a estadia de apenas uma noite de Stephen King - e o sucesso posterior de seu livro - fez com que uma grande obra restaurasse parte de seu esplendor.

Hotel del Coronado (Califórnia, EUA)

Construído em 1888, o Hotel del Coronado é um ícone à beira do Pacífico que carrega o título de "berço das férias à beira-mar da sociedade estadunidense". É também cenário das lendas mais conhecidas da hotelaria norte-americana, especialmente nos quartos localizados no terceiro e no quinto andar.

Reza a lenda que, em 1892, Kate Morgan, uma jovem hóspede, nunca deixou o quarto 3327. Ela teria chegado sozinha ao hotel no Dia de Ação de Graças e tirado a própria vida. Relatos falam em luzes que piscam, cheiros de perfume, espelhos que embaçam sozinhos e até televisões que ligam subitamente. O hotel, que continua operando como um resort de luxo, trata o caso com naturalidade e até mantém uma seção sobre a história em seu site.

Outra curiosidade: em 1992, o Hotel del Coronado coordenou uma extensa avaliação de fenômenos anômalos com ajuda de especialistas. Segundo a administração, a investigação foi realizada durante 24 horas por dia durante 12 meses, com uma varredura de todos os ambientes com medição de temperatura, emissões eletrostáticas, correntes, conteúdo atmosférico, espectro eletromagnético e geomagnético, radiações, vibrações, pressões, umidade do ar e espectro de luz.

O resultado? Apos quase 10 mil horas de avaliação, "uma porcentagem significativa de fenômenos anômalos (paranormais) foram documentados e não puderam ser explicados cientificamente", revela o hotel.

Queen Anne Hotel (São Francisco, EUA)

Antiga escola de etiqueta para meninas do século XIX, o Queen Anne Hotel é hoje um hotel boutique que preserva a atmosfera vitoriana do fim dos anos 1800. Segundo rumores de funcionários e hóspedes, o hotel continua como lar de algumas das antigas alunas.

Reza a lenda que Mary Lake, a antiga diretora, segue cuidando dos visitantes, especialmente os que ficam no quarto 410, seu antigo escritório. Rumores abrangem relatos de cobertores sendo ajeitados sozinhos ou portas que se fecham suavemente.

Hotel Jerome (Aspen, EUA)

Um dos ícones do Velho Oeste americano, o Hotel Jerome é o coração sofisticado de Aspen. Aberto em 1889 pelo cofundador da loja de departamento Macy's, o hotel é dotado de uma atmosfera vitoriana, móveis luxuosos preservados e boas opções gastronômicas - não à toa possui uma chave pelo Guia Michelin.

Uma das lendas mais famosas da cidade tem o hotel como pano de fundo. Na década de 1930, um garoto teria se afogado na antiga piscina e, hoje, corre a lenda de que ele deixa pegadas molhadas pelos corredores. Outra história que vive no imaginário local é que uma camareira chamada Katie Kerrigan arruma quartos e camas antes que os funcionários cheguem - ou deixa uma certa bagunça em cômodos já limpos.

The Langham, London (Londres, Reino Unido)

Inaugurado em 1865 em plena Regent Street, o The Langham é um dos grandes clássicos de Londres e, à época da abertura, era considerado o mais luxuoso da Europa. A sofisticação continua até os dias de hoje: os mais de 300 quartos refletem a tradição vitoriana sem perder os confortos do século XXI.

O chá da tarde do hotel é um dos melhores da cidade e sua pompa e serviço resultaram em duas chaves pelo Guia Michelin. Segundo lendas urbanas, o hotel também guarda histórias com pitadas sobrenaturais, como aparições de um príncipe alemão ou que o fantasma do Imperador Napoleão III "vive" no porão.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE