As 8 tendências que vão transformar suas viagens

Thursday, 29 January 2026
Novo estudo divulgado pelo Ministério do Turismo revela o que os brasileiros buscarão em suas próximas experiências pelo país.
Viajar deixou de ser apenas sobre o destino e passou a ser sobre a transformação pessoal, aponta uma pesquisa da TRVL Lab e Sebrae.
O estudo "Experiential Travel Trends 2026" mostra que 86% dos viajantes consideram as experiências o fator mais importante de uma jornada.
Para o morador de Blumenau e região, entender esses movimentos ajuda a planejar as próximas férias com foco no que realmente importa.
Confira as oito tendências oficiais que prometem dominar o setor nos próximos dois anos:
1. Economia da endorfina A busca por emoções intensas coloca shows, festivais e eventos esportivos no topo dos desejos para 89% dos turistas brasileiros.
2. Hyper playgrounds Viajantes buscam fugir da rotina com hotéis de design lúdico e restaurantes conceituais que oferecem entretenimento além da comida.
3. Estilos de vida portáteis Para 95% das pessoas, é essencial manter a rotina pessoal, incluindo o trabalho remoto, bem-estar e a companhia de animais de estimação.
4. Bem-estar social O autocuidado agora é coletivo: 84,5% dos turistas buscam conexões humanas profundas e momentos de convivência compartilhada.
5. Memórias e nostalgia Como resposta ao excesso digital, 87% dos viajantes buscam experiências tangíveis que remetam a tempos mais simples e permitam desconectar.
6. Sincronização com a terra A reconexão com ritmos naturais motiva 69% dos turistas a planejar viagens para observar fenômenos sazonais e naturais específicos.
7. Jornadas sem filtro A saturação de fotos editadas faz 63,5% dos viajantes evitarem destinos superexpostos, preferindo dicas de moradores locais.
8. Pontos maximizados Programas de fidelidade deixam de ser apenas sobre diárias: 72% dos usuários agora usam pontos para acessar experiências exclusivas.
Estas tendências mostram que o turismo do futuro será pautado pela autenticidade e pela busca por momentos que fiquem na memória.