Conheça o paraíso em 10 praias catarinenses

Conheça o paraíso em 10 praias catarinenses
Foto: Divulgação

Monday, 26 March 2018

Esses destinos explicam porque nosso estado cada vez se torna mais visitado por turistas do mundo inteiro.

Não é segredo algum que Santa Catarina possui uma costa deslumbrante. Já faz tempo que turistas de todo o Brasil – e do mundo, principalmente argentinos – visitam o litoral de um dos estados mais simpáticos do país em busca de sol, mar, sombra e água fresca.

A capital Florianópolis é o destino mais badalado, é claro, mas não é apenas a Ilha da Magia que reserva belezas de tirar o fôlego. De ponta a ponta, as praias catarinenses definitivamente valem a pena para turistas de todos os gostos.

O sul do estado conta com o clima de surfe e gente bonita em Palhoça, Imbituba, Garopaba… e a metade norte não fica atrás com Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Porto Belo, entre outras… então que tal conhecer as melhores praias de SC? Vamos nessa!

1 – Ilha do Campeche (Florianópolis)

A costa leste da capital guarda um dos maiores tesouros do litoral catarinense. Pouco badalada até alguns anos atrás, a Ilha do Campeche é reduto de fauna e flora admiráveis formados pela Mata Atlântica – além de sítios arqueológicos e outras maravilhas da natureza.

O local não possui muita estrutura, com apenas um restaurante fixo – então é melhor levar o próprio lanche -, mas o mar exuberante (com águas cristalinas) e as trilhas com vistas não menos admiráveis valem a visita. É preciso pegar um barco para chegar lá, com pontos de saída na Praia do Campeche, Praia da Armação ou Barra da Lagoa, mas a diversão é garantida.

Não é à toa que recebe de alguns o apelido de Caribe Catarinense. E com tantas praias maravilhosas em Santa Catarina, certamente é imperdível conhecer o paraíso que muitos apontam como a mais bonita do estado.

2 – Lagoinha do Leste (Florianópolis)

Outra praia da capital catarinense que recebe o título de melhor do Estado para muita gente. E quem vê por conta própria reconhece que é bastante difícil de decidir. Lagoinha do Leste fica a cerca de 30 km do centro da cidade, na costa sudeste da ilha.

Entre os principais atrativos, também se destaca a natureza deslumbrante ao redor, com trilhas, costões e cachoeiras para o visitante. A praia em si é pequena, com pouco mais de 1 km de faixa de areia, o que acaba trazendo um clima de exclusividade. Mas cuidado, porque as águas são agitadas e a arrebentação cria boas ondas.

Para chegar em Lagoinha é preciso ir de barco ou pegar duas opções de trilhas – uma saindo de Pântano do Sul (aproximadamente 1 hora de caminhada) e a outra da Praia do Matadeiro (em média 3 horas). E é justamente a dificuldade de acesso que ajuda a manter a praia mais protegida. Mas, definitivamente, as belezas de Lagoinha do Leste compensam o turista que se aventurar por lá.

3 – Praia Mole (Florianópolis)

Bem mais badalada e agitada que as companheiras de Florianópolis citadas acima, a Praia Mole se encontra bem no meio da Ilha, colada à famosa Lagoa da Conceição. Reduto de surfistas e atletas de outros esportes radicais, o local costuma concentrar gente jovem e aventureira por conta dos muitos bares e quiosques.

Como point de surfe, as ondas são bravias e é preciso cuidado ao entrar no mar – além de ser praia de tombo, daquelas que abruptamente se tornam mais fundas logo ao entrar na água. Mas, ainda assim, é atração imperdível da capital pelo agito e pela estrutura que oferece, principalmente durante o verão. O acesso é feito por um trilha pequena e rápida, e depois é só pegar uma cerveja ou um açaí e curtir o delicioso clima de Floripa.

4 – Praia da Lagoinha (Bombinhas)

Subindo um pouco pelo litoral a partir de Florianópolis, não demora muito a se chegar em Bombinhas. A cidade é bastante preocupada com a proteção ambiental, e por isso cobra uma taxa para todos os não-moradores que entram lá. Mas, acredite, vale muito a pena: suas praias estão entre as mais belas do Brasil.

E a Praia da Lagoinha é uma delas. Colada com outras duas, a do Embrulho e a Prainha, ela fica no costão direito da Praia de Bombinhas e tem como ponto de destaque um trapiche. Mais tranquila e com vista para a baía, a Lagoinha possui algumas piscinas naturais e atrai muita gente para mergulhar em suas águas calmas e transparentes. O acesso é bastante fácil pelo centro da cidade, e o destino é ideal para famílias em busca de tranquilidade. Mas, chegue cedo, pois ela costuma lotar!

5 – Praia da Sepultura (Bombinhas)

Outro destino belíssimo da famosa Bombinhas é a Praia da Sepultura. Com mar cristalino e águas sem ondas, também é ideal para mergulho com snorkel e observação da incrível fauna marinha (com incontáveis peixinhos coloridos que nadam pertinho dos banhistas).

A Praia da Sepultura tem faixa de areia pequena, com cerca de 100 metros, mas a natureza de tirar o fôlego garante que ela não seja menos visitada pelo tamanho diminuto. E justamente a tranquilidade e a beleza natural se tornam os ingredientes para atrair tantas famílias com crianças por lá – apesar da mini-trilha, de 5 minutos, para chegar. Vários barcos que fazem passeios turísticos também aportam na Praia da Sepultura para o banho dos visitantes!

Não há lugar melhor para quem quer apreciar a paisagem e ter sossego enquanto aproveita a sombra e água fresca do litoral catarinense.

6 – Praia do Estaleiro (Balneário Camboriú)

Não há dúvidas que Balneário Camboriú é um dos destinos mais famosos de Santa Catarina. E foi justamente a combinação de belas praias com o clima de badalação do local que instigou famosos a comprar casas por lá e tantos turistas a visitar a cidade do litoral norte do Estado – acessível rapidamente através do aeroporto de Navegantes.

E se o centro é sinônimo de agito, quem deseja escapar para ter tranquilidade e apreciar a natureza busca a Praia do Estaleiro, uma das principais do município. Apesar do isolamento pela Mata Atlântica ao redor, ela é acessível por carro e possui estrutura com restaurantes. Mas ao entrar no mar, cuidado: também é praia de tombo, com profundidade acentuada logo no começo.

7 – Guarda do Embaú (Palhoça)

Recanto de surfe e famílias ao mesmo tempo, com uma paisagem linda para se admirar e clima de cidade pequena de interior: essa é Guarda do Embaú. Encravada em um cantinho do município de Palhoça, o charmoso distrito vem atraindo cada vez mais turistas por conta dessa mistura irresistível – e por ser ideal também para a prática de trilhas e stand up paddle para quem não é surfista.

Felizmente, a natureza exuberante da região é protegida por ser parte do Parque da Serra do Tabuleiro e Reserva Mundial de Surfe. Apesar de ter algum agito, o ambiente ainda é de vila de pescadores e não há grande variedade de atrações – apenas os bares e restaurantes locais.

O balneário conta com apenas 400 moradores fixos e é acessível pela BR 101 cerca de 50 km ao sul de Florianópolis. Mas tenha certeza: as belezas naturais da Guarda valem totalmente o esforço.

8 – Praia do Rosa (Imbituba)

Pertinho da Guarda do Embaú, a menos de uma hora de carro, fica a Praia do Rosa – descendo mais ao sul do estado, no município de Imbituba, famoso pelas competições da elite do surfe mundial. Com ambiente rústico e também procurado por surfistas, o local oferece mais agito e badalação, mas não menos beleza e tranquilidade também para quem deseja.

O Rosa, como é conhecido, fica situado bem na Região das Lagos, o que permite outras possibilidades de diversão. A praia é tão charmosa que foi considerada pelo jornal inglês ‘The Guardian’ um dos sete paraísos escondidos do mundo (chique, não?). A natureza preservada, as trilhas com vistas deslumbrantes para a baía e o clima de descontração ditam o tom. Ah, e em novembro ainda é possível observar a migração da baleia franca por lá. Incrível!

9 – Praia Brava (Itajaí)

Destino favorito de muitos famosos brasileiros para visitar ou até manter apartamentos de veraneio, a Praia Brava, em Itajaí se consolidou como uma das praias mais badaladas do litoral catarinense nos últimos anos. Com bares e restaurantes de bom nível, beach clubs e algumas das melhores boates do Brasil, a galera jovem costuma agitar o local – assim como os surfistas, já que as ondas fazem jus ao nome da praia.

E em nada atrapalha a Brava ficar praticamente no limite entre Itajaí e Balneário Camboriú – também repleta de atrações para todos os públicos e gostos. Apesar de atrair bastante gente, a praia é bastante preservada, protegida por morros, e apresenta também uma ampla área verde, principalmente próxima a Praia dos Amores e ao Canto do Morcego. Sem dúvida alguma o cenário paradisíaco, a prática de esportes e a excelente estrutura fazem merecer a visita.

10 – Ilha de Porto Belo (Porto Belo)

Para fechar a lista, também na metade norte de Santa Catarina fica a Ilha de Porto Belo, localizada no município de mesmo nome. Localizada em uma belíssima baía bem próxima à já citada Bombinhas, o local na verdade apresenta três praias para a escolha do turista: a do Trapiche, a Central e a Prainha. Para chegar lá, é preciso pegar uma barca da cidade em travessia de apenas 10 minutos.

E a Ilha tem muitos atrativos para o visitante. Pode soar repetitivo, mas o local é um paraíso repleto de natureza e opções de lazer. Não à toa, o ecoturismo é destaque por lá. Entre trilhas, mergulho com snorkel, outros esportes náuticos de todos os tipos (caiaque, stand up paddle, passeios de lancha, jet ski e banana boat, etc) e o museu que conta a história de Porto Belo, ninguém pode reclamar de falta do que fazer. E o mesmo pode se dizer de toda a exuberante costa de Santa Catarina.

Com tantas atrações, que tal marcar suas próximas férias nesse lindo Estado e curtir as melhores praias paradisíacas de Santa Catarina com bastante tempo? Você não irá se arrepender!


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE