Você conhece Teresópolis?

Você conhece Teresópolis?
Foto: Divulgação

Wednesday, 11 April 2018

A cidade onde fica a casa da Seleção Brasileira de Futebol (CBF) tem dezenas de atrativos que a tornam única no cenário carioca.

Teresópolis é uma cidade Serrana localizada há apenas 80 Km da capital Rio de Janeiro. O município é privilegiado pela natureza por ser bastante montanhoso e com florestas preservadas. Teresópolis é conhecida mundialmente por ser o paraíso de montanhistas e escaladores, ou por também por ser a casa da Seleção Brasileira de Futebol (CBF), representada pelo seu moderno Centro de Treinamento. Teresópolis foi escolhida para ser local de concentração da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da FIFA em 2014. Na cidade a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) construiu um dos mais modernos Centro de Treinamento do Mundo, local onde a seleção se concentra antes de competições e jogos importantes. A concentração da seleção ou de outros times que constantemente frequentam o ambiente serrano e seguro da Granja Comary, atraem muitos repórteres fazendo referência da cidade para o Brasil e Exterior.

Repleta de montanhas alterosas e cercada por diversas áreas verdes como o Parque Nacional da Serra dos ÓrgãosParque Estadual dos Três Picos e mais recentemente Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A cidade está localizada no topo da Serra dos Órgãos, a 910 metros de altura, onde se encontra as mais fascinantes montanhas do país e da terra como o pico Dedo de Deus, as Torres de Bonsucesso, Agulha do Diabo, Três Picos e muitas outras.

Principalmente o segmento do ecoturismo atrai muitos turistas para a cidade como o Alpinismo e caminhadas ecológicas, locais com a infraestrutura de abrigo ao longo do percurso fazendo com que esses esportes sejam praticados o ano inteiro em Teresópolis, que ganhou o título de “Capital Brasileira do Montanhismo”.

O turismo e hortifrúti são os pontos fortes da economia de Teresópolis, mas o setor de bebidas principalmente cervejarias geram muitos empregos para a cidade, que possui mais de 160.000 habitantes e está próxima da capital do estado do Rio de Janeiro, apenas 80 km ou 1 h e 30 min de carro.

Se as belezas naturais, uma rede hoteleira variada e a gastronomia atraem turistas o ano inteiro, o ambiente seguro e a infraestrutura econômica fazem com que a cidade seja moderna e próspera. A família imperial, encantam-se com o clima privilegiado e a exuberantes belezas das paisagens locais, hospedando-se com frequência na região.

Outra grande atração que vale a pena ser visitada é as fontes de águas minerais que brotam em diversos pontos de Teresópolis, a mais famosa chamada de Fonte Judith, que é revestida de azulejos portugueses, possuindo cinco saídas d’água em forma de faunos, que despejam águas medicinais.

Educação em Teresópolis

Teresópolis é considerada como “Cidade Universitária”, atraindo muitos jovens de outras cidades e estados para estudar nas Faculdades locais.

■ BAIRRO HISTÓRICO DA GRANJA GUARANI

O bairro da Granja Guarani é um dos locais mais aprazíveis de Teresópolis, com suas Alamedas que contornam suas charmosas ruas de lajotas de pedras cortadas do alto de uma antiga pedreira dentro do Parque Nacional e que atualmente sofre com diversas construções irregulares no local, mesmo assim seu rico patrimônio histórico faz com que o bairro seja um charme a parte, sendo local onde está localizado o Lago Iacy e o Mirante da Granja Guarani, este último é tombado pelo INEPAC como o único bem histórico estadual tombado em Teresópolis.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Centro de Treinamento da CBF

Não dá para visitar Teresópolis sem passar pelo local que tornou a cidade conhecida no Brasil e no exterior como a Casa da Seleção Brasileira de Futebol.

A sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), localizada na Granja Comary, um investimento de mais de R$25 milhões. Além de local para treinos da Seleção Brasileira de Futebol, é também um espaço para visitação. São mais de 150 mil metros quadrados de área verde compostos de belas paisagens, divididas entre cinco campos oficiais, 22 apartamentos duplos, ginásio coberto, sala de musculação, infra-estrutura para atendimento aos atletas, sendo um dos mais modernos centros de treinamento do mundo.

A Granja Comary destaca-se por um belo lago, emoldurado pela inigualável visão da Serra dos Órgãos, digno de cartão-postal.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos está localizado em 20.500 hectares abrangendo quatro cidades do estado: Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé. Terceiro mais antigo parque nacional brasileiro, foi criado em 30 de novembro de 1939, pelo presidente Getúlio Vargas.

Com sede em Teresópolis, a 93 quilômetros do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriga ricas fauna e flora típicas de encosta da Mata Atlântica, recebendo mais de 150 mil visitantes por ano.

Oferece várias opções de lazer como piscina natural, trilhas para caminhada leve e trekking, cachoeiras, escaladas, além do incomparável cenário verde. Um dos aspectos notáveis do PARNASO é sua grande quantidade de acidentes geológicos do relevo da Serra dos Órgãos, que dá a Teresópolis o título de “Capital Brasileira do Montanhismo”, sendo considerado o maior centro de escalada do mundo próximo a perímetro urbano. Destaque para o famoso Dedo de Deus, com 1.692 metros de altitude.

Parque Estadual dos Três Picos

Com pouco mais de 651,1 km² ou 65.111 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior área de reserva protegida no estado do Rio de Janeiro. Seu nome evoca os três principais picos da região, formando um imponente conjunto de montanhas graníticas que, com cerca de 2.350 metros de atitude, é o ponto culminante da Serra do Mar. Mulher de Pedra, Torres de Bonsucesso, Caledônia e Pedra do Faraó compõem o seu relevo. Abrangendo os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, o parque foi criado para preservar o cinturão verde central da Mata Atlântica do estado.

Em suas densas matas foram detectados os mais elevados índices de biodiversidade de espécies animais e vegetais no Rio de Janeiro. Grandes mamíferos, como a onça parda, o porco do mato, a lontra e a jaguatirica, e aves, como o gavião-pega-macaco, habitam o Parque Estadual dos Três Picos, que forma um longo contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a Estação Ecológica do Paraíso, de Guapimirim.

O parque tem grande potencial para o ecoturismo, com inúmeras trilhas, escaladas e cachoeiras de inigualável beleza.

Parque Natural Municipal das Montanhas de Teresópolis

Com 5.000 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, é duas vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio. A área é rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e reunindo várias nascentes. O parque possui um conjunto de montanhas, com destaques para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro. Além de interligar dois importantes corredores de Mata Atlântica como a Serra dos Órgãos e o Três Picos.

Mirante do Soberbo

Quando há neblina no local, a sensação é que estamos no meio das nuvens. Em dias claros é possível ver a Baía de Guanabara e vislumbrar o Rio de Janeiro como se fosse uma imensa cidade em miniatura e destaque para o Dedo de Deus e os picos da Pedra do Peixe e do Dedo de Nossa Senhora.

Complexo Gastronômico e de Lazer da Feirarte – Feirinha do Alto

Iniciada por volta de 1973/1974 por quatro moradores da cidade, que demonstravam seus produtos artesanais em lonas abertas no meio da praça do bairro do Alto. Regulamentada pela prefeitura em 1985, transformou-se na maior feira de artesanato do Rio de Janeiro. Hoje com mais de 700 barracas que variam entre vestuário, móveis e comidas típicas de todo o Brasil e outras partes do mundo. Sua praça de alimentação possui 18 boxes oferecendo diversas comidas típicas, local também possui espaço para shows.

Ao lado existem dois shoppings chamados de Shopping do Alto e Shopping Comary, onde vale a pena também dar uma volta.

Mirante Granja Guarani

Pequena jóia neocolonial, foi construída em 1929 pela família Guinle, de onde observa-se grande parte da cidade de Teresópolis. É revestido com azulejos pintados em Lisboa pelo renomado artista Jorge Colaço.Em traços fortes de azul sobre branco, as imagens traduzem quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como Apareceu a Noite”.

Encontra-se em estágio de depredação, por não fiscalização e conservação da prefeitura municipal apesar de ser tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC), em 11 de novembro de 1982 e pela Lei Orgânica Municipal, em 1988

Lago Iacy

Um dos pontos turísticos mais bonitos de Teresópolis, o lago foi construído por Carlos Guinle proprietário de uma grande fazendo na região.

Um excelente local muito agradável para visitar e realizar caminhadas ao redor. Cercado por montanhas protegidas pelo Parque Nacional. O lago já foi visitado por diversas personalidades, dentre as quais o ex-presidente Getúlio Vargas. Possui Cinco mil metros quadrados de lâmina d`água, é um lago de água corrente, alimentado por uma uma nascente do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O Lago localizado no bairro histórico da Granja Guarani, está atualmente abandonado pela Prefeitura, que nada faz para reaver esse bonito ponto turístico.

Fonte Judite

Fonte de água mineral radioativa, tendo indicações terapêuticas para diversas enfermidades, localizada no bairro do Alto e construída em 1920, seu entorno se constitui em obra arquitetônica em estilo colonial, apresentando fachada azulejada. Possui ornatos em voluta, é encimada por pinhas e, ainda na fachada, estão cinco rostos de faunos, em metal. A Fonte Judithm continua sendo muito procurada por veranistas e turistas encantados com a água fresta e beleza do lugar. Existem outras fontes de águas minerais na cidade, vale a pena conferir suas águas.

Matriz de Santa Teresa

A antiga capela de Santa Teresa de Ávila, padroeira da cidade, começou a ser construída em 1855. Foi demolida em 1927 devido a sua má conservação e por não comportar mais o grande número de fiéis. Só então teve início a construção da atual. A Matriz em estilo gótico, tem na fachada principal em destaque, a volimetria da torre. No terreo, sua porta de entrada em arco ogival, possui sobrecarga triangular. Acima da porta, uma rosácea. As laterais são compostas de contrafortes entremeados por vitrais tchecos em verga ogival, coloridos apresentando cenas bucólicas. A Matriz ainda possui duas sacristias um coro e dois confessionários.

Matriz de Santo Antônio

A primeira capela erguida no local data de 1861. Em 1880 a matriz encontrava-se em ruínas, quando se iniciou então a construção da atual. Em 16 de novembro de 1933 era consagrada a nova Matriz de Santo Antônio do Paquequer. A igreja foi construída e doada por um dos grandes benfeitores da cidade, Henrique Sloper, em nome de sua esposa, Odonie Sloper. Desde 2004 conta com moderno Centro de Celebrações, com capacidade para 600 pessoas.

Palacete Granado – SESC

Sede do Sesc Teresópolis, o palacete foi construído para ser a moradia do imigrante português José Antônio Coxito Granado, que fundou e dirigiu no Rio de Janeiro a Pharmácia Granado.

No princípio do século XX, o então comendador José Granado descobriu Teresópolis, onde transformou imensa área em chácara-modelo. Nesse local, em 1913, foi construído o Palacete Granado. Depois da morte do comendador, em 1935, passou a funcionar no local o Colégio Teresa Cristina, de 1940 a 1976.

Espaço Cultural Higino

O Espaço Cultural Higino tem os mais sofisticados ambientes para eventos de Teresópolis. No prédio principal já funcionou um hotel, hojé se tornou residencial. Um excelente local para tirar fotos.

Casa da Memória

Com arquitetura mista entre os estilos neoclássico, normando e art-nuveau, o casarão foi construído na década de 20 elo entro prefeito José Lino de Oliveira Leite, em homenagem à sua esposa Cecília. Com a moirte da companheira, em 1925, José Lino decidiu vender o imóvel. Em 1987, a propriedade foi desapropriada pela sendo em seguida tombada pelo Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e hoje sede da Biblioteca Municipal.

Parc Magique

O Parc Magique é o primeiro parque de diversões coberto funcionando dentro de um hotel, no Brasil. Com atrações para todas as idades, o Parc Magique é um lugar de entretenimento para toda a família. Montanha russa, roda gigante, cinema 5D, bungee jump, tronco de escalada, carrossel, barco viking, turbo drop, pêndulo, castelo dos horrores, jogos eletrônicos e muitas outras diversões.

Casa de Cultura Adolpho Bloch
De arquitetura singular, inaugurado em 19 de maio de 1988, o centro de atividades culturais é subordinado à Secretaria Municipal de Cultura e tem por finalidade o desenvolvimento cultural da população.

Também abriga exposições e mostras artísticas, como o Salão Nacional da Primavera. Sua fachada envidraçada possibilita maior integração da comunidade com as atividades do centro cultural, facilitando ainda a visão imponente do maciço da Serra dos Órgãos.

Praça de Esportes Radicais

Leva o nome do atleta teresopolitano Alexandre Oliveira, que morreu em 1998, vítima de uma avalanche, ao escalar o Monte Aconcágua, na Argentina, junto com outro alpinista teresopolitano de renome: Mozart Catão. Inaugurada em setembro de 2004, a praça de esportes ocupa uma área de 4.000m². Conta com pista de skate de 1.000m², considerada uma das melhores do Brasil e classificada como a segunda melhor na modalidade street.

Doado por Carlos Guinle à Prefeitura de Teresópolis e inaugurado em 1968, o Horto Municipal conta com uma área de 10.000m² onde as mudas passam da sementeira para canteiros. Depois, são agrupadas de acordo com as espécies e utilizadas para arborização e complementação paisagística dos espaços públicos do município.

Circuito Turístico Terê-Fri

A estrada que liga Teresópolis a Friburgo é a “RJ-116, são 68 km de paisagens belíssimas e montanhas gigantescas pelo caminho, como a Mulher de Pedra  e Torres de Bonsucesso. A estrada repleta de pontos turísticos como mirantes, cachoeiras, além de diversas pousadas, hotéis fazenda, haras, museus e restaurantes.

A exuberância da Mata Atlântica e os atrativos naturais estão várias formações rochosas próprias para escaladas, como a Mulher de Pedra. A região é protegida pelo Parque Estadual dos Três Picos.

Visite o site do Circuito Terê-Fri: www.terefri.com.br

■ CACHOEIRAS

Poço do Jacaré

Localizada no interior do parque, está cachoeira faz parte do rio Paquequer e que nasce no alto da Serra dos Órgãos. Popularmente chamada de poço do Jacaré, onde duas enormes pedras formam uma única saída para água formando grande espelho de água, abaixo dele possui uma caverna subterrânea na direção da Pedra maior.

Cascata dos Amores

O atrativo apresenta piscina natural com aproximadamente 40m² e profundidade de até dois metros, com uma única queda em forma de escorregador.

Cascata da Campanha

A cachoeira também é bastante frequentada nos finais de semana, cortada pelo rio dos Frades sobre uma laje de que antes da corredeira principal, forma uma represa bastante funda, no local já ocorreram diversos óbitos. De fácil acesso próximo ao KM 22 da RJ-130.

Cascata do Imbuí

Cachoeira recortada pelo rio Paquequer, é de grande beleza, a cascata tem queda de cerca de vinte metros, onde as águas, com forte intensidade, se precipitam em corredeiras. Não possui acesso para banho e suas águas encontram-se poluidas.

Cachoeira do Vale dos Frades

A cachoeira possui uma queda de aproximadamente dez metros, com declive acentuado e grande volume d’água, formando uma piscina natural com água transparente e fundo de areia. A Cachoeira dos Frades é bastante famosa sendo sempre usada em filmes nacionais e novelas para filmagens.

■ COMO CHEGAR

De Carro:

Saindo da cidade do Rio de Janeiro, vindo da Zona Sul, siga pela Linha Vermelha, Rodovia Washington Luiz, BR-116 até chegar a cidade.

De Ônibus:

Em Teresópolis a cidade conta conta com uma empresa de ônibus prestando serviço intermunicipal e interestadual, a cidade e se chamam Viação Teresópolis, possui linhas saindo da Rodoviária Novo Rio no Rio de Janeiro e na Rodoviária de Niterói e de Rios das Ostras.

Existe também uma linha da empresa Salutaris que faz o trajeto Teresópolis – São Paulo.

De Avião: 

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, fica cerca de 55 Km de Teresópolis.

■ MAPA DA REGIÃO

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE