Minas Gerais: história, cultura e paraísos naturais

Minas Gerais: história, cultura e paraísos naturais
Foto: Divulgação

Monday, 23 April 2018

Além da famosa gastronomia, o estado oferece recantos naturais belíssimos, é parte importante da história do Brasil e tem uma riqueza cultural ímpar, como, por exemplo, festivais de jazz.

A Inconfidência Mineira foi uma tentativa de revolta contra a execução da derrama (imposto aplicado em Minas Gerais a fim de assegurar o teto de cem arrobas anuais na arrecadação do quinto, que era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas que eram direcionadas diretamente a Coroa Portuguesa) e o domínio português, entre outras coisas, desarticulada pelo governo em 1789, que culminou no enforcamento público do emblemático Tiradentes em 21 de abril 1792. Por isso o feriado desse sábado.

Por isso, nesse feriado passado, é mais do que justo falarmos sobre Minas Gerais: um misto entre história e modernidade.

Desde a gastronomia única e – certamente, uma das melhores do país – até sua capital cheia de atrativos incríveis que vão do icônico Mercado Central até o famoso restaurante Xapuri e a simpatia do bom povo mineiro, abaixo vamos listar alguns lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais.

Brumadinho

A maior atração da cidade, o Instituto Inhotim – conhecido como ‘Museu a Céu Aberto’ e desenvolvido pelo empresário Bernardo de Mello Paz nos anos 80 – reúne um acervo de grandes obras de arte contemporâneas expostas em uma área sustentável que equivale a 15 campos de futebol.

Capitólio

A cidade é um pólo da moda, mas é repleta de belezas naturais. Distante 287 km de Belo Horizonte, a maior atração de Capitólio é o Lago de Furnas, conhecido como o ‘Mar de Minas’, que e é a maior extensão de água do estado que pode ser visitado em passeios de chalanas, catamarãs, lanchas ou escunas desbocando em cânions, cachoeiras e paisagens paradisíacas;

Cordisburgo

Já ouviu falar na Gruta de Maquiné? Pois bem... é aqui mesmo que ela fica.

Na direção das Sete Lagoas a cidade tem aproximadamente 10 mil habitantes, respirando cultura e oferecendo atrativos naturais de encher os olhos. Por não ser muito grande, é fácil passear por lá e, assim, não perder nenhum de seus pontos turísticos em apenas um dia.

Logo na estrada de acesso o visitante se depara com a Casa Elefante, construída inicialmente para ser a residência do mestre de obras e escultor, Stamar Azevedo, mas que acabou se tornando atração turística, já que de “suas costas” é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

E no Centro você encontra o museu mais ilustre filho de Cordisburgo: Guimarães Rosa (autor de ‘Grande Sertão: Veredas’), uma das obras mais importantes da literatura brasileira. A casa onde vivia a família do escritor foi transformada no ‘Museu Casa Guimarães Rosa’, guardando em seu acervo mais de 700 peças entre documentos pessoais, fragmentos de escritos do autor.

Distanciando-se do Centro, seguimos para o atrativo natural da cidade, a Gruta do Maquiné, que coloca a cidade no ‘Circuito Turístico das Grutas’, junto com ‘Sete Lagoas’.

Explorada cientificamente desde 1834, a gruta foi aberta para visitação pela primeira vez em 1908, tendo 650 metros de extensão, 18 metros de profundidade e sete galerias, que foram recebendo ao longo dos anos nomes referentes a formação que apresentam. As principais são o ‘Salão do Trono’ (com duas grandes formações do tipo cortina) e o ‘Salão das Piscinas’ (onde as colunas calcárias descem do teto como cachoeiras petrificadas).

Ouro Preto

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto guarda um conjunto arquitetônico único entre as cidades históricas brasileiras.

Os visitantes ficam fascinados pelas inúmeras ladeiras de pedra do Centro, ao conhecer o expressivo Casario Colonial e construções como a ‘Casa dos Contos’, o ‘Museu da Inconfidência’, a ‘Matriz de Nossa Senhora do Pilar’ e a ‘Igreja de São Francisco de Assis’.

Mas além da história a cidade também mostra sua vocação artística nos diversos ateliês, nas lojas de pedras preciosas e nas feiras de artesanato isso, claro, sem mencionar a programação cultural, com eventos como a ‘Mostra de Cinema’, o ‘Festival de Inverno’, o ‘Tudo é Jazz’ e o ‘Fórum das Letras’.

Quem pensa que Ouro Preto é apenas o passado não sabe o caldeirão efervescente de cultura que essa cidade é o quão pulsa com força tanto à noite quanto de dia.

São Lourenço

A Estância Turística Hidromineral de São Lourenço é uma das cidades mais movimentadas do ‘Circuito das Águas’ mineiro. Pessoas de todas as idades que chegam dos mais diferentes lugares  para desfrutar o clima, a tranquilidade e a infraestrutura que a cidade oferece.

Sua principal atração turística é o Parque das Águas, que conta com um lago artificial de 90 mil metros quadrados, várias áreas arborizadas e jardins, um balneário com duchas, saunas, banhos de diversos tipos e quadras de esportes, além de fontes de águas minerais.

Famosa por suas guloseimas como doces,laticínios, passeios a cavalo, charrete e cachoeiras naturais, hoje o município conta com uma invejável estrutura de pousadas e é sede da fonte de águas minerais usada pela empresa Nestlé, a São Lourenço, que existe há 125 anos.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE