Conheça as 12 melhores cidades do Rio Grande do Sul

Friday, 11 May 2018
Até um pedaço do Tibete. fundado por Ogyen Shak, existe na região mais ao sul do Brasil.
Trompaço, relancina, peleia, gaudério e entrevero são palavras de uso comum numa região brasileira. Será que você sabe onde é? Separamos 12 cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul na sua próxima viagem e voltar sabendo tudo sobre as gírias gaúchas.
Região farta em enoturismo, o sul do Brasil é parada obrigatória para quem curte degustar bons vinhos e contemplar belas paisagens. A 120 km de Porto Alegre está o chamado Vale dos Vinhedos, que se divide entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Degustações gratuitas, passeios por vinícolas e até tratamentos de beleza com vinhos estão à mercê dos viajantes apaixonados pela bebida.
Outra sugestão de passeio é colocar o pé na estrada e seguir pela Rota Romântica, que passa pela maior estrada do Brasil, a BR-116. O trecho que liga Porto Alegre a Nova Petrópolis está rodeado paisagens encantadoras e bucólicas, que passando por cidades como Picada Café e Morro Reuter, além de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Novo Hamburgo.
Entre fevereiro e maio, agosto e outubro se aproveita melhor a Serra Gaúcha, quando as temperaturas caem e os preços também, ficando até 40% mais em conta. Aproveite para o parque de neve Snowland e todas as atrações de Gramado, além de participar das festas temáticas, como a Festa Nacional da Música de Gramado e a Festa da Uva.
Cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul
Gramado
Colonizada por alemães e italianos, a romântica Gramado mantém suas raízes europeias por meio da arquitetura bávara, da vegetação e da gastronomia. O clima predominantemente frio da cidade a 120 km de Porto Alegre a torna um dos principais destinos de inverno do país. Os turistas se encantam com a cultura local, as casas com estilo enxaimel e seus belos parques.
Canela
Além de abrigar a mais alta cascata do Rio Grande do Sul, chamada de Caracol, a vizinha de Gramado é cercada de flores em jardins bucólicos, matas nativas, morros e vales. Na gastronomia, o tradicional churrasco, o fondue e o chocolate caseiro são especialidades que agradam os turistas. Tranquila, é ideal para famílias e casais que querem descansar e apreciar as belezas naturais da vida.
Porto Alegre
Apesar de ser grande em seu território e número de habitantes, POA preserva a tranquilidade que vemos em destinos interioranos. A cidade tem bons índices de qualidade de vida, é moderna e preservada, com ruas arborizadas e parques agradáveis. Além disso se destaca em cultura e lazer, que estão entre seus principais atrativos.
Bento Gonçalves
Colonizada por italianos, Bento Gonçalves resguarda todo o charme, tradição, culinária e arquitetura do país europeu, além de ter paisagens que lembram a região da Toscana. Conhecida por suas vinícolas, a produção artesanal e as charmosas casas de pedra que cercam o roteiro Caminhos de Pedra, a cidade também promove passeios de Maria Fumaça rumo a Garibaldi, fornecendo uma verdadeira viagem no tempo.
Torres
Nem só de Gramado e Canela vive o Rio Grande do Sul. Pouco se fala sobre as praias da região, mas Torres promete vistas fantásticas. O cartão-postal da cidade é a praia da Guarita, com penhascos em seu território e surfastas disputando suas ondas agitadas. Aproveite para subir no Parque da Guarita para alcançar o topo da Torre Sul, onde a visão do entorno compensa o esforço. Nos arredores, conheça a reserva ecológica Ilha dos Lobos ou programe uma viagem durante a páscoa, quando acontece o Festival de Balonismo, que enfeita o céu.
Três Coroas
Sobre as montanhas do Vale do Paranhama está o único templo budista tibetano da América do Sul, inclusive com tibetanos vivendo em seus arredores. O templo principal é uma réplica do de Guru Rinpoche, o grande mestre iluminado que levou o Budismo Vajraiana ao Tibete no século VIII. A visitação é gratuita e aberta de quarta a domingo. O público pode passear pelos belos jardins, participar de retiros e, claro, aprender ensinamentos budistas.
Cambará do Sul
A cidade, a 200 km de Porto Alegre, é conhecida como “capital dos cânions”, já que abriga 36 formações rochosas distintas. Entre os principais está o cânion do Itaimbezinho, um abismo verde que existe a pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil. Sua extensão atinge 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros, dentro do Parque dos Aparados da Serra. Com sorte, é possível ver até neve no município durante o inverno.
São Miguel das Missões
A 486 km de Porto Alegre, o pequeno município de São Miguel das Missões é visitado por turistas de toda a América Latina e da Europa constantemente. Isso porque o conjunto de ruínas antigas é um dos principais vestígios das Missões Jesuítas dos Guarani e considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. No Museu das Missões se encontram estátuas de imagens sacras feitas pelos índios. Ao cair da noite, um espetáculo de som e luz narra a história do lugar.
Antônio Prado
A pequena cidade a 185 km de Porto Alegre se destaca por seu cenário bucólico e seu conjunto arquitetônico, que é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico. Construídas entre os séculos 19 e 20, as casas de madeira e alvenaria são parte do legado da Itália. No centro está o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à Imigração Italiana no Brasil. O artesanato, a cultura popular e a culinária também foram herdados do berço europeu, além do vestuário e do dialeto Vêneto.
Caxias do Sul
Conhecida por sua qualidade em vinhos e espumantes, Caxias do Sul reúne vinícolas, cantinas e locais históricos interessantes. Entre seus principais atrativos está a Festa Nacional da Uva, no mês de fevereiro, quando acontecem as colheitas, eventos com música, dança e degustações. É por lá que fica também o Château Lacave, o único castelo a ter uma vinícola na América Latina. Com arquitetura do século 11, oferece um belo passeio pelo período medieval.
Pelotas
Fundada em 1758, a cidade ganhou fama e riqueza por conta das charqueadas, fazendas que produziam carne seca e que hoje são atração turística. O açúcar também fortalece o turismo, já que Pelotas produz ótimos doces, especialmente os de origem portuguesa, que podem ser consumidos nos comércios ou durante a Fenadoce, a maior feira do ramo de docerias do país. Os parques e a arquitetura do século 19 também caem nas graças dos visitantes.
Nova Prata
O complexo hidrotermal, com águas vindas do Aquífero Guarany, o maior reservatório de água doce do mundo, está a 180 km de Porto Alegre. A cidade pitoresca se destaca pela preservação da natureza, com cascatas, trilhas, além do parque termal, aberto ao público.