Retomada do crescimento hoteleiro é tema do Conotel 2018

Retomada do crescimento hoteleiro é tema do Conotel 2018
Foto: Jade Queiroz

Friday, 18 May 2018

Representantes do setor turístico de todo país participam do Congresso Nacional de Hotéis que começa hoje em Fortaleza (CE)

Com o tema “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”, a 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) começa nesta quarta-feira (16) em Fortaleza. O evento realizado na capital cearense tem como proposta debater sobre o mercado hoteleiro no Brasil e no mundo, além de tratar de soluções e caminhos para impulsionar a hotelaria nacional.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), promotora do evento, mostram a relevância do setor para o turismo brasileiro. O segmento responde por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos em todo o Brasil. A associação empresarial de classe é uma das mais antigas do turismo nacional e reúne mais de 3.200 meios de hospedagens brasileiros. “Pensar em estratégias para o setor hoteleiro é uma necessidade que visa a melhoria do turismo como um todo, uma vez este é um segmento de extrema importância para a economia turística”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

A iniciativa é uma oportunidade de unir proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, e outros estabelecimentos, para que estejam frente à frente com as principais empresas e diretrizes do mercado. O público estimado de quatro mil pessoas também terá acesso a 39 estandes de empresas ligadas à hotelaria, que oferecem serviços como decoração, lazer, higiene, bem-estar, cozinha e tecnologia.

Além disso, estão inclusos na programação, que termina na sexta-feira (18), debates e seminários com temas relacionados a influência da indústria de hospitalidade no país, inovação no setor, linhas de financiamento para a hotelaria, treinamento e desenvolvimento de profissionais, acessibilidade nos hotéis, reforma trabalhista, segurança em hotéis, dentre outros temas.

HOSPEDAGEM EM PAUTA

Tendo em vista que o setor hoteleiro é um dos grandes pilares do turismo no Brasil, o MTur realiza ações e programas voltados para o incremento e melhoria do setor. O canal de qualificação Brasil Braços Abertos, implantado pela Pasta em abril de 2017, já qualificou mais de 2,7 mil pessoas. Um dos seus objetivos é capacitar e qualificar profissionais que atuam em meios de hospedagem de todo o país. O curso está em nova fase com inscrições abertas (clique aqui para acessar o canal). Ele é feito de forma online, é totalmente gratuito e fornece certificado de conclusão após o término.

O ministério também realizou a fiscalização de meios de hospedagem irregulares em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A operação Verão Legal 2018, iniciada em setembro de 2017, vistoriou estabelecimentos que não possuíam registro obrigatório junto ao MTur, conforme estabelece a Lei Geral do Turismo. Essa é uma maneira de formalizar o setor hoteleiro, ampliar a segurança do turista e melhorar a qualidade do turismo como um todo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE