Gramado integrará rota Caminhos de Caravaggio

Gramado integrará rota Caminhos de Caravaggio
Foto: Divulgação

Tuesday, 22 May 2018

O objetivo do novo roteiro, que será denominado de Caminhos de Caravaggio, é ligar os municípios em uma rota peregrina nos moldes de Santiago de Compostela, na Europa.

Em breve, Gramado terá mais uma opção de roteiro turístico, com uma nova rota que interligará os Santuários de Caravaggio da região. Gramado, Farroupilha, Caxias, Nova Petrópolis e Canela são as cidades participantes da iniciativa, cujas tratativas iniciaram em 2016 e, neste ano, ganharam maior fôlego.

O objetivo do novo roteiro, que será denominado de Caminhos de Caravaggio, é ligar os municípios em uma rota peregrina nos moldes de Santiago de Compostela, na Europa. O trajeto de 200 km é dividido em seis dias de caminhada, interligando os Santuários de Farroupilha e Canela.

São duas opções de trajeto. Um deles passa pelo interior de Caxias do Sul e o outro pelo interior de Nova Petrópolis. Em Gramado, o trecho contempla desde a Ponte do Raposo (Ponte Major Nicoletti), seguindo para a Capela de Caravaggio nas Pedras Brancas, passando pela Linha Nova e Linha Bonita, seguindo pelo Centro até a divisa com Canela. Há também um trecho opcional que será oferecido até a Capela de Caravaggio da localidade Moleque, na Várzea Grande.

Diversas reuniões para definição do roteiro já foram realizadas para a escolha dos trajetos, a forma de organização dos municípios, a criação de placas indicativas e pontos de apoio. O último encontro foi realizado em Gramado, no início deste mês.

Também já estão ocorrendo caminhadas em trechos do roteiro com uma equipe técnica de Farroupilha, buscando mapear a sinalização, os pontos de apoio (como alimentação e pernoite) e a estrutura adequada para que os visitantes possam fazer a caminhada com segurança e comodidade. No começo do mês foi a vez de Gramado, com a participação da Secretaria de Turismo, testar parte do trajeto durante uma caminhada. A previsão é que o roteiro esteja disponível para os turistas ainda este ano.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE