Mossoró Cidade Junina: o São João cultural do Nordeste

Mossoró Cidade Junina: o São João cultural do Nordeste
Foto: Divulgação

Tuesday, 29 May 2018

Festa potiguar se consolida ente os principais eventos juninos do Brasil. Atrações culturais vão marcar mais de um mês de festa na maior cidade do interior do Rio Grande do Norte

Neste domingo (27), em Mossoró (RN), foi escolhida a Corte da Cidade Junina entre dezenas de grupos culturais que transformam a cidade potiguar em um grande arraial. Foi o pontapé para o início dos festejos juninos em um dos principais destinos de São João do país.

Também fez parte da realeza a Dama da Diversidade para integrar o público LGBT ao evento. Os eleitos serão os representantes da cidade e terão a honra e a responsabilidade de recepcionar os mossoroenses e turistas nos diversos projetos culturais do Mossoró Cidade Junina. Até 30 de junho vai rolar festa no reinado junino de Mossoró.

Em sua 22ª edição o evento deverá render ao município um retorno econômico de R$ 50 milhões, quatro vezes mais do que foi investido na festa. No ano passado foram R$ 47 milhões, segundo a Fecomércio/RN. A festa junina de Mossoró comprova a importância dos grandes eventos para a cadeia produtiva do turismo, além da geração de empregos temporários. As agências de viagem, hotéis e demais serviços turísticos trabalham com a capacidade máxima. “Antes do Mossoró Cidade Junina, o mês de junho era um dos piores para a rede hoteleira local, hoje é um dos melhores”, afirma Gabriel Barcellos da ABIH/RN. Até o aeroporto será reaberto para voos comerciais regulares no dia 13 de junho com perspectiva de ampliação do público de várias regiões do país.

Outro viés da festa é o aspecto cultural. Costureiras e aderecistas estão entre as profissões mais requisitadas pelas quadrilhas juninas e demais grupos culturais. E a música regional atinge seu auge. Já no dia 2 de junho, um cortejo junino abre oficialmente a temporada de shows, concursos de quadrilhas juninas e espetáculos, entre outras atrações da festa. O cortejo apelidado de “Pingo da Mei Dia”, expressão que faz referência a temperatura local de 40º, lembra um gigantesco bloco de carnaval puxado por trios elétricos ao som de forró e demais ritmos entoados por artistas locais. A festa se inicia, pontualmente, ao meio dia e entra pela noite.

O Mossoró Cidade Junina ocupa os principais equipamentos do corredor cultural ao longo da antiga estrada de ferro que escoava sal e trazia algodão do sertão. A velha estação, hoje Estação das Artes, é o centro dos grandes shows que chegam a reunir até 50 mil pessoas por noite. No centro histórico, uma igreja com a torre crivada de balas há 91 anos, ainda hoje, é a marca de um dos principais momentos da história do cangaço. O local vira palco do espetáculo “Chuva de Bala”. O auto da resistência revive o dia 13 de junho de 1927, dedicado à Santo Antônio, quando a população armada teria expulsado o bando de Lampião com uma “chuva de bala”. O espetáculo orgulha os mossoroenses e atrai turistas, que aproveitam para conhecer outros atrativos relacionados ao cangaço como o Memorial da Resistência.

Mossoró é um polo universitário, hospitalar, comercial e industrial rico em sal e petróleo. A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte fica na metade do caminho entre Natal e Fortaleza. O destino turístico reúne cultura popular, gastronomia sertaneja, artesanato regional, atrativos históricos e naturais. A cidade faz parte da Costa Branca, no Rio Grande do Norte, e integra a Rota das Falésias e das Águas Termais com o vizinho Ceará. Canoa Quebrada, a 100 km, é o outro polo do roteiro turístico integrando.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE