Inverno latino, temporada de neve se aproxima do hemisfério sul

Inverno latino, temporada de neve se aproxima do hemisfério sul
Foto: Divulgação

Tuesday, 29 May 2018

Aguardando o mês de junho, algumas estações de esqui já estão preparadas para receber os turistas. Para os brasileiros, a vantagem é a proximidade

Ainda é outono, mas algumas estações de esqui no hemisfério sul já estão prontas para a neve, que deve chegar em meados de junho. E para quem sonha praticar esportes nas montanhas geladas ou aprender a dar as primeiras deslizadas sobre a neve, já é hora de se programar para aproveitar o que há de melhor e mais exclusivo em termos de esqui e snowboard.

Nada melhor que a praticidade de curtir os encantos da neve sem sair do continente, evitando muitas horas no trajeto e ganhando tempo para se divertir. Estações no Chile e na Argentina se tornaram queridinhas dos brasileiros. Prestes a completar a sua 30ª temporada de neve, o complexo Valle Nevado Ski Resort, que está situado a cerca de 60 quilômetros de distância de Santiago, no Chile, conta com três hotéis — Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado —, seis restaurantes e bares e mais de 40 pistas para esqui e snowboard em diferentes níveis para esquiadores de todas as idades e oferece várias atrações para os visitantes.

Também no Chile, cravada no meio da Cordilheira dos Andes, a apenas três quilômetros de distância da fronteira com a Argentina e às margens da Laguna del Inca, Portillo é o mais tradicional centro de esqui do país. Foi construído no fim dos anos 1940 pelo governo chileno para difundir o esporte na América do Sul. Sua estrutura difere e muito de outras estações mais badaladas, como Valle Nevado, já que oferece ares de hotel na montanha. Nas 35 pistas do complexo, inclusive, é comum encontrar esquiadores de ponta treinando para campeonatos mundiais.

No clima da cordilheira 
 
Já na Argentina, pertinho de San Martin de los Andes, em uma charmosa cidadezinha ao melhor estilo alpino, encontra-se o centro de esqui de Cerro Chapelco. Dotado de belas paisagens e de grande infraestrutura, o complexo, que está a 1.980 metros acima do nível do mar numa montanha que integra a Cordilheira dos Andes, reúne quase 30 quilômetros de superfície esquiável, com 24 pistas de diferentes níveis de dificuldade e 12 pontos de elevação que podem transportar até 18 mil esquiadores por hora. É considerada uma das mais importantes estações de esqui da América Latina e oferece escola de esqui para crianças, adolescentes e adultos e snowboard, além de esqui adaptado.

Ainda na Argentina, o Lasleñas, reconhecido como um dos melhores centros de esqui e snowboard do hemisfério sul, conta com 65 quilômetros de área esquiável e oferece cerca de 30 pistas que podem ser utilizadas por esquiadores experientes ou iniciantes, além de aprendizes. As pistas apresentam diversos graus de dificuldade, e profissionais orientam os usuários no momento da escolha.
 
Destaque para a mais longa descida, por pista ininterrupta, do mundo, e para a iluminação artificial que o complexo oferece para a prática noturna. Lasleñas está a 45 minutos do aeroporto de Malargue.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE