Conheça a Igreja de São Pelegrino

Conheça a Igreja de São Pelegrino
Foto: Divulgação

Saturday, 18 February 2017

Um dos mais belos edifícios religiosos do país, fica em Caxias, no Rio Grande do Sul.

A devoção a São Pelegrino, em Caxias do Sul, está vinculada aos primórdios da imigração italiana e da fundação da cidade. Em 1879 a família Sartori chegava ao antigo "Campo dos Bugres" trazendo a imagem do Santo que se habituaram a venerar na sua terra natal, Treviso, cidade da região do Vêneto, Italia.

Marcados fortemente por uma tradição religiosa, encontraram alternativas para as suas necessidades espirituais criando inicialmente um "Capitel". Após, a "Capelinha de Madeira" e a Igreja de Madeira, inaugurada em 1938. A Igreja Matriz foi inaugurada em 02/08/1953 e concedido o nome de "Paróquia São Pelegrino".

A devoção na Itália teve origem em uma pequena localidade chamada "São Pellegrino in Alpe", passagem das grandes peregrinações durante a Idade Média. Fixou-se ali um homem vindo de terras distantes (filho de reis da Escócia) e que passou a levar uma vida de eremita. Dedicava seu tempo à oração e à caridade, ajudando os necessitados e protegendo os peregrinos dos perigos da floresta. Vindo a falecer, foi considerado Santo por iniciativa popular. Neste local foram construídos uma igreja e um albergue para os peregrinos e, atualmente, existe um museu etnográfico.

INFORMAÇÕES

Av. Itália, 54, B. São Pelegrino
Telefone/Fax: 54 3221.2567
E-mail: saopelegrino@diocesedecaxias.org.br
Serviços oferecidos: visitação e missas
Horário de atendimento:
Visitação: diariamente das 8h às 18h
Missas: segunda a sexta-feira às 17h e às 18h30min - Quinta-feira às 16h - Sábado às 17h, Domingo às 8h, 10h, 17h e 19h45min


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE