Você já pensou em fazer ecoturismo em Brasília?

Você já pensou em fazer ecoturismo em Brasília?
Foto: Divulgação

Monday, 20 February 2017

O distrito federal, apesar de ter como capital uma cidade completamente projetada, tem atrações naturais ímpares no país. Conheça algumas delas.

Quando se fala em Brasília, geralmente se imagina uma cidade projetada completamente dominada pela paisagem urbana e cujas únicas atrações turísticas são pontos cívicos que tem, justamente, a ver com a atividade de capital administrativa do país. Mas isso não é verdade.

De acordo com o Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do Distrito Federal (Ruraltur)há pelo menos 50 propriedades voltadas para o ecoturismo em dados levantados em 2008.

Localizado no meio do cerrado e tendo o segundo maior bioma do país, o Distrito Federal é rico em opções de ecoturismo, agroturismo, turismo pedagógico, pedagógico, de aventura e até equestre, dado o grande número de aras que existe por toda sua extensão.

Entusiastas de esportes radicais – como windsurf, vela, mergulho e rapel e vôo livre – juntam-se aos adeptos do mountain bike no Lago Paranoá, desfrutando dos 21 hectares da região que contam com o Parque Olhos d’Água (que tem trilhas repletas de vegetação e animais típicos do cerrado) ou a Lagoa do Sapo, cortada por duas lindas pontes.

Já Parque da Cidade Sarah Kubitscheck é destino certo para quem se interessa por atividades como caminhadas, marcha atlética e corridas. Com excelentes pistas, o local conta também com bons restaurantes e bosques com churrasqueiras, além de um kartódromo e de um parque infantil.

Outros locais, como o Parque Nacional de Brasília (com duas piscinas e várias trilhas para caminhada), o Jardim Botânico (com um dos mais belos orquidários do Brasil), a Lagoa Bonita (local histórico que abrigou os membros da Missão Cruhls em 1892), a Reserva Ecológica Paraíso na Terra (com cachoeiras, piscinas naturais, templos de meditação e restaurantes veganos), a Chapada Imperial (lar de onças, lobos-guará, tamanduás-bandeira e tatus-canastra) e a Gruta Rio do Sal (complexo de cavernas e cachoeiras com 5 milhões de anos) são apenas alguns dos muitos lugares cuja beleza da natureza pode atrair visitantes à capital federal.

Se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer os encantos naturais de Brasília e arredores.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE