Tradição empreendedora no desfile de 56 anos de Guabiruba

Tradição empreendedora no desfile de 56 anos de Guabiruba
Foto: Divulgação

Thursday, 07 June 2018

Antes e durante a apresentação, entidades como a Associação Hospitalar e Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA) irão vender cachorro-quente e brigadeiro na Praça Theodoro Debatin.

Guabiruba comemora os 56 anos de emancipação no próximo domingo, 10 de junho, com o tradicional desfile cívico-escolar na rua Brusque, Centro, que neste ano aborda o tema cidade empreendedora. Os diferentes aspectos envolvendo a tradição e a inovação do guabirubense no empreendedorismo serão retratados por aproximadamente 2,8 mil participantes, em sua maioria alunos e professores.

Além das escolas municipais, desfilam os dois educandários estaduais, a Fundação Cultural e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude. A concentração dos participantes ocorre a partir das 7h nas imediações da Escola de Educação Básica Professor João Boos. O cerimonial de abertura inicia às 8h30 e o desfile às 9h.

O prefeito Matias Kohler destaca que o cidadão de Guabiruba tem o empreendedorismo como herança e que o poder público vem trabalhando de forma acentuada para fomentá-lo e preservá-lo. “Considerando o espírito empreendedor dos moradores, o tema é decorrente de todo o processo de oportunização que vem sendo adotado pela cidade, visando viabilizar aos empreendedores a estrutura necessária para a concretização de seus negócios. Para isso, temos tido o apoio do Sebrae e o envolvimento das diversas secretarias municipais no programa Cidade Empreendedora", comenta.

Antes e durante a apresentação, entidades como a Associação Hospitalar e Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA) irão vender cachorro-quente e brigadeiro na Praça Theodoro Debatin. O trânsito ficará interrompido a partir das 7h. Quem precisar se dirigir até à Igreja Matriz terá como alternativa o acesso à rua Sigmund Kohler e um trecho da rua Brusque no sentido contramão até às 8h20.

Guabiruba: 56 anos

A criação do município ocorreu a partir da Resolução nº 238, de 28 de abril de 1962, aprovada pela Câmara Municipal de Brusque, com o voto minerva do seu presidente, João Batista Martins. A resolução foi encaminhada para Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Raul Schaefer. Os termos da resolução foram ratificados pela Assembleia Legislativa, mediante a promulgação da Lei n° 821, de 7 de maio de 1962. Já a instalação oficial foi realizada em sessão solene no dia 10 de junho de 1962, sendo que Henrique Dirschnabel tomou posse como prefeito até 30 de janeiro de 1963, seguido por Carlos Boos, de 1° de fevereiro de 1963 a 31 de janeiro de 1969.

Em termos históricos, Guabiruba é filha de Brusque, que sob a direção do barão Maximilian von Schneeburg, fundador da nova colônia de Itajaí, a partir de 1860 trouxe os primeiros imigrantes alemães para a região. Posteriormente chegaram italianos, poloneses e austríacos.

Os imigrantes dedicaram-se inicialmente a lavoura e à extração de madeira, construindo ranchos para seu abrigo. Muitos trouxeram sua profissão de origem. Depois dos primeiros empreendedores, comércios e indústrias têxteis, foi aberto o caminho para a modernização, com o início das fábricas de malhas, confecções, tinturarias e metalurgias, que se deu a partir da década de 70.

O desenvolvimento propiciou a vinda de novas famílias, culturas e tradições. Atualmente a cidade possui 22.732 habitantes.

Programação

Sábado, dia 9

9h: Inauguração do Busto Theodoro Debatin na Praça Theodoro Debatin (Rua Brusque, Centro, ao lado da Prefeitura)
9h30: Inauguração da pavimentação da rua Antônio Carminatti, São Pedro
17h:  Abertura do Campeonato Municipal de Futsal no Ginásio Municipal de Esportes João Scheffer (Rua José Fischer, 490)
19h: Missa de Aniversário na Igreja Matriz (Rua Brusque, Centro)

Domingo, 10

6h: Alvorada Festiva
8h30: Início do cerimonial de abertura do Desfile, seguido pelo desfile cívico-escolar com o tema Guabiruba 56 anos - Cidade Empreendedora
8h às 17h – 1° Mutirão de Castração de Animais (inscrições encerradas)


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE