Conheça cinco das melhores praias de Santa Catarina

Conheça cinco das melhores praias de Santa Catarina
Foto: Divulgação

Tuesday, 21 February 2017

Estaleirinho, Guarda do Embaú, Silveira, além de as ilhas de Campeche e Porto Belo são apenas alguns dos locais que merecem ser conhecidos.

Nos últimos dias – com o sol despontado em um céu de brigadeiro e as temperaturas alcançando marcas cada vez mais altas – poucas coisas são tão boas quanto ir à praia, sentir a maresia, a areia quente nos pés, as ondas e o vento do litoral.

Mas quantas praias catarinenses você realmente conhece?

Abaixo vamos sugerir algumas das melhores e mais belas praias do nosso litoral para que você possa conhecer, se divertir e passar por grandes momentos nesse finzinho de verão.

Estaleirinho (Balneário Camboriú)

Com ondas muito fortes e ambiente radical, o Estaleirinho atrai jovens de todos os cantos do país que gostam de aventura e, ao mesmo tempo, certa exclusividade.

Localizada entre duas pedras enormes e com partes de água com poucas ondas (contrastando outras, com ondas fortes), o ambiente passa uma impressão de piscina natural e, geralmente, não é lotada, ao contrário da maioria das praias que ficam em seu entorno.

Com uma infraestrutura fantástica, o Estaleirinho tem pousadas, locais que servem ótimos petiscos, bebida gelada e grandes festas durante a temporada. Sua localização – a apenas 11 quilômetros de Balneário Camboriú – também contribui para a ótima reputação do local.

Guarda do Embaú (Palhoça)

Considerada por publicações especializadas como a terceira praia mais bela do nosso estado, a Guarda do Embaú é reduto de turistas e surfistas de todos os cantos do Brasil.

Geralmente atravessada em barcos por Rio da Madre, a Guarda esconde uma belíssima lagoa cristalina ideal para banhar-se. Outros chegam ao local atravessando as águas a nado ou trilhas como as que partem da Prainha e da Pedra do Urubu. Nos períodos mais secos do ano é possível, às vezes, acessar o local atravessando sua faixa d’água andando, mesmo.

Por conta de sua popularidade entre surfistas amadores e profissionais, o lugar cresceu tendo hoje algumas posadas e alguns restaurantes simples, como o popular ‘Larica’s’. Além disso, as comunidades pesqueiras costumam organizar luais durante a noite.

Ilha de Porto Belo (Porto Belo)

Local histórico, além de turístico, apresenta trilhas ecológicas que passam por locais repletos de inscrições rupestres, além de um museu com fósseis animais, agradando em cheio os amantes de História.

Repleta de pontos ideais para mergulhar com snorkel, suas águas são inacreditavelmente cristalinas e não possuem muitas ondas. Esse cenário – capaz de tornar um fim de tarde um momento perfeito – é um dos responsáveis pela alta procura pela ilha na alta temporada.

A infraestrutura do local é excelente, contando com diversas posadas e hotéis de todas as categorias, restaurantes com cardápio internacional e os mais diferentes tipos de atração o ano inteiro. No entanto, vale ressaltar, que fora da temporada boa parte destes serviços é suspenso, tornando o local um paraíso deserto e trazendo turistas em busca de beleza e paz.

Ilha do Campeche (Florianópolis)

Banhada pelo mar num belíssimo azul de tom caribenho, Campeche é o lugar ideal para quem gosta de mergulhar, fazer trilhas ou aproveitar a paisagem rupestre.

Um verdadeiro cartão postal cinematográfico com mar cristalino, fina areia branca e águas calmas, o lugar tem costões e morros que são Patrimônio Arqueológico do Estado de Santa Catarina que contam com trilhas monitoradas, aluguel de equipamento de mergulho (como o cilindro) e as mais diversas opções para quem realmente ama a natureza.

Ecossistema único em Santa Catarina, o local não pode ter infraestrutura para comportar muitos turistas, então leve seu lanche, bebida, guarda-sol e, principalmente, saquinho de lixo.

Silveira (Garopaba)

Cercada por morros, a praia é citada entre os cinco melhores picos de surf catarinenses.

Além dos surfistas, turistas de todas as idades e de vários lugares do mundo, prestigiam esse cenário formado por lindos costões, vegetação completamente preservada e mar agitado.

A região é rica também em hotéis, pousadas e restaurantes com cardápios ecléticos que conquistam de vez o coração daqueles que conhecem a região. Vale a pena, claro, ficar de olho nos eventos locais, porque em algumas parte do ano a praia fica disputadíssima.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE