Turismo volta a gerar postos de trabalho depois de dois meses em queda
Foto: Imagem meramente ilustrativaSaturday, 09 June 2018
A pesquisa, elaborada a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, indica que o segmento de transporte de passageiros foi o que mais influenciou o resultado positivo, ao gerar quase 4 mil vagas formais no período.
O setor de turismo do país fechou os primeiros quatro meses do ano com saldo positivo de 2.762 novos postos de trabalho, segundo o estudo divulgado nesta sexta-feira (08) pela CNC-Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em abril, o setor de Turismo fechou com geração de 2.477 novos empregos, interrompendo uma sequência negativa verificada nos meses de fevereiro e março.
A pesquisa, elaborada a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, indica que o segmento de transporte de passageiros foi o que mais influenciou o resultado positivo, ao gerar quase 4 mil vagas formais no período. Em contrapartida, a área de cultura e lazer teve perda de 1.069 vagas nos quatro primeiros meses do ano.
Os dados indicam que o setor de turismo empregava em abril quase 3 milhões pessoas, com predominância no segmento de hospedagem e alimentação; seguido pelos diversos meios de transporte de passageiros.
Para a CNC, o crescimento do emprego no setor de turismo em abril, ainda que de forma tímida, reflete a recuperação de alguns segmentos importantes. Ainda assim, a Confederação admite que a greve dos caminhoneiros pode modificar essa tendência do setor no curto prazo.
Regionalmente, o estudo constatou crescimento do emprego no Sudeste e no Centro-Oeste no primeiro quadrimestre do ano, com destaque para São Paulo e o Distrito Federal. Já o Rio de Janeiro, que perdeu mais de 12 mil vagas no período, entra para a CNC como uma caso a parte, devido à onda de violência que afasta o turista.