Lançada licitação que define novo gestor financeiro da Oktoberfest

Lançada licitação que define novo gestor financeiro da Oktoberfest
Foto: Divulgação

Tuesday, 12 June 2018

Vencedora realizará a gestão financeira da Oktoberfest e Sommerfest por cinco anos.

Nesta segunda-feira, dia 11, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e do Parque Vila Germânica, anunciou o lançamento do edital de licitação para contratação da empresa que realizará a gestão financeira da Oktoberfest e Sommerfest pelos próximos cinco anos. As interessadas devem entregar suas propostas e se fazerem presentes na Central de Compras localizada no prédio da Prefeitura Municipal no dia 21 de junho, às 9h. O processo licitatório será realizado na modalidade de pregão presencial.

Nos 34 anos da maior festa alemã das Américas, dois foram os seus principais gestores financeiros, o BESC, de 1986 a 1999, e o Sicoob, pelos 17 anos seguintes. Em 2014, houve a última licitação para este serviço, na qual o Sicoob saiu como vencedor. O contrato poderia ser renovado por mais quatro anos, o que, por opção da empresa, não ocorreu. Por esta razão, os organizadores tiveram que abrir um novo processo licitatório.

Implantação do sistema cashless

Uma grande mudança que o novo gestor financeiro implantará nas festas é o sistema cashless, ou seja, a partir de 2018 não haverá mais tickets de papel para a compra de bebidas e alimentação em ambos os eventos. “A Oktoberfest e a Sommerfest vêm passando por inovações constantes nos últimos anos, acompanhando outros grandes eventos de cultura e música do Brasil. É chegado o momento de incorporarmos também as inovações dos sistemas comerciais e financeiros”, pontua o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck.

Com o sistema cashless, o visitante terá a oportunidade de adquirir créditos já no momento em que estiver comprando seus ingressos para os eventos, pela internet e sem sair de casa. Para isso, basta preencher o cadastro e indicar o valor que quer creditar, podendo efetuar esse pagamento até com cartão de crédito. Ao chegar à festa, a pessoa deverá apresentar o documento de identificação em qualquer caixa, para a retirada de seu cartão devidamente creditado. O evento contará também com o sistema pré-pago, quando o visitante adquire um cartão com valor pré-definido, sem cadastro nominal, diretamente nos caixas. “É importante dizer que nos cartões comprados antecipadamente o controle de venda de bebida alcoólica já começa no momento do cadastro. Quando o sistema identifica que o cadastrado é menor de idade, ele bloqueia automaticamente a liberação do crédito para a compra de produtos alcoólicos. Mas mesmo assim haverá controle rigoroso no momento em que a bebida é servida, em função dos cartões pré-pagos”, ressalta Ricardo.

Este sistema de compra foi testado pelos organizadores dos eventos já na edição de 2017 da Oktoberfest, exclusivamente no Eisenbahn Biergarten, na edição de 2018 da Sommerfest e na última edição do Festival Brasileiro da Cerveja. Segundo o diretor Administrativo-Financeiro do Parque Vila Germânica, Guilherme Benno Guenther, “durante a Sommerfest, o sistema operou de forma satisfatória. Nas últimas horas do último dia do Festival Brasileiro da Cerveja, houve um problema com o sistema cashless que foi para nós, organizadores, um aprendizado valioso. Por isso, neste edital, o plano de contingência é severo e prevê todas as situações”, explica.

O plano de contingência que o vencedor da licitação deve propor e cumprir prevê quatro cenários. No primeiro devem ser propostas soluções para caso ocorram instabilidades no sistema cashless; no segundo para o caso de ausência de internet, mas com redes estáveis; no terceiro para situação onde ocorra ausência de internet e da rede de dados; e, por último, soluções nos casos em que há falha total do sistema. Segundo Guilherme, os planos de contingência são essenciais e garantem a segurança e satisfação do visitante.

Além da implantação do novo sistema e dos planos de contingência, a contratada precisará instalar todo o equipamento e adotar as medidas necessárias para garantir seu funcionamento, como prover treinamento aos funcionários dos permissionários dos pontos de alimentação e bebida para a utilização deste formato de compra e venda. Alguns itens deste novo edital permanecem como o anterior, entre eles a responsabilidade da empresa licitada pelo controle de acesso de pessoas ao Parque Vila Germânica, sempre respeitando a capacidade máxima simultânea permitida de 40.704 pessoas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE