Hoje é dia de homenagear o turista

Hoje é dia de homenagear o turista
Foto: Divulgação

Wednesday, 13 June 2018

No dia dedicado ao turista, o MTur incentiva, ainda mais, o turismo doméstico. O visitante é a razão principal do turismo e deve ser recebido sempre com cuidado, carinho e respeito.

Quem não gosta de desbravar caminhos desconhecidos? Conhecer destinos novos, culturas diferentes, provar um prato típico de outra cozinha e se deslumbrar com paisagens paradisíacas fazem parte da rotina de quem gosta de viajar. Se para quem viaja, mesmo que a negócio, o turismo é sinônimo de prazer, para quem recebe o visitante, a atividade turística gera negócios e movimenta a economia local. É importante que os destinos invistam em infraestrutura para receber bem esses viajantes.

Até os visitantes que viajam por motivação religiosa ou para tratamento de saúde movimentam o turismo. É desse segmento do turismo, por exemplo, que vive a pequena Abadiânia, no interior de Goiás, localizada entre Goiânia e Brasília, onde um centro espírita atrai visitantes do Brasil e do mundo inteiro. São gastos com transporte, hospedagem, alimentação, compras e passeios, entre muitos outros serviços oferecidos aos visitantes para que eles aproveitem o destino durante o tratamento espiritual.

Viagem semelhante, feita por Maria das Neves Cabral, que refez os Passos de Anchieta em uma caminhada de 100 km em quatro dias, entre Vitória e a cidade de Anchieta, no Espírito Santo, libertou a aposentada do medo de viajar sozinha. Lá a aposentada se juntou aos três mil participantes da peregrinação. Atualmente, com 60 anos, ela desbrava o Cerrado percorrendo trilhas e cachoeiras. Seu destino favorito é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O sonho de viajar foi alimentado desde a adolescência, quando ela deixou o interior da Bahia para morar em Brasília ainda na década de 1970.

“Das Neves”, como é conhecida, conta que sempre viajou com a família nas férias escolares. Mas quando ficou viúva precisou dedicar mais tempo aos filhos (hoje adultos) e aos negócios da família. Ela já teve oportunidade de conhecer a Austrália e os Estados Unidos, mas gosta mesmo é de viajar pelo Brasil. “Adoro viajar pelo meu país. Tem tentas belezas naturais, além de outros atrativos que ainda não conheci nem a metade”, disse. “Sou apaixonada pela natureza. É uma fonte inesgotável de renovação e paz”, relata.

O Ministério do Turismo preocupa-se não apenas com a promoção dos destinos e investimentos em infraestrutura turística adequada para receber bem os viajantes. A Pasta entende que os turistas são fundamentais para ajudar a movimentar a economia do país e alerta aos viajantes sobre algumas medidas básicas que devem ser tomadas, antes e durante a viagem. No site viagem legal o visitante encontra, entre outras informações, dicas sobre os direitos do turista em relação aos transportes, bagagens e hospedagens, entre outras relações de consumo. O turista também deve ser responsável e deixar uma boa impressão no destino visitado, contribuindo para que a atividade turística seja uma prática sustentável.

Outra opção para os viajantes é o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. Ao consultar o Cadastur, o turista poderá se certificar se os serviços contratados serão prestados por empresas e pessoas regulamentadas. Entre os serviços de cadastro obrigatório estão os guias de turismo autônomos, agências de viagem, meios de hospedagem, acampamentos turísticos, parques temáticos, transportadoras turísticas e organizadoras de eventos. São serviços fundamentais para que a viagem seja sinônimo de satisfação.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE