Recife celebra São João

Recife celebra São João
Foto: Roberto Castro

Thursday, 14 June 2018

Festejo Junino conta com atrações 100% regionais e valoriza a cultura pernambucana em 27 dias de festa

Aproveitar um festejo 100% genuíno é um dos grandes atrativos do viajante que escolher o São João de Recife, que começa nesta terça-feira (12). A capital pernambucana vai celebrar seu ciclo junino 2018 com centenas de atrações e artistas regionais em mais de 36 arraias espalhados pela cidade. A festança dura quase um mês – terminando em oito de julho – e é um dos grandes festejos do país.

Com ritmos tradicionais pernambucanos, o evento vai embalar os festeiros ao som de 739 artistas locais que trarão os ritmos do forró pé-de-serra, concurso de quadrilhas, bacamarteiros, coco, xaxado e ciranda. Na programação, além do arrasta-pé garantido, tem espaço para uma diversidade de atrativos que vão desde procissões até a concentração de sanfoneiros para a Caminhada do Forró.  Vai ter ainda concurso de melhor decoração e o charme das quadrilhas juninas.

No “anarriê” de Recife, as delícias típicas da culinária junina não ficam de fora. Nas barraquinhas de comida, os visitantes encontram as iguarias feitas de milho, aguçam o paladar e ainda vivenciam a experiência saborosa que é participar de um dos maiores eventos da cultura brasileira.  Ainda no quesito “delícias”, o festejo contará, também, com os sabores da culinária de matriz africana, na 12ª Exposição Culinária Afro-Brasileira.

A programação é dividida basicamente em dois polos principais: Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, e o Pátio de São Pedro, no Centro.   No entanto, há também a programação descentralizada, que ocorre em outros bairros da capital pernambucana. Nesta edição do festejo também será palco para homenagens a importantes personalidades regionais. Serão rendidos agradecimentos ao cantor Geraldinho Lins e aos grupos musicais Cortejo do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE