Sabor genuíno do Brasil

Sabor genuíno do Brasil
Foto: Thiago Silveira

Monday, 18 June 2018

Festival Gastronômico “Cozinha Tapajós” apresenta o melhor da culinária indígena em Alter do Chão (PA)

Com paisagens naturais exuberantes e uma rica cultura, o Pará por si só já é um dos grandes atrativos brasileiros. Alie isso tudo à cozinha considerada número um pelos estrangeiros que visitaram o Brasil e você tem um convite irrecusável para visitar o estado que sedia, entre os dias 14 a 16 de junho, o 1º Festival Gastronômico “Cozinha Tapajós”, na vila de Alter do Chão, em Santarém (PA).

O evento é uma realização do chef Saulo Jennings e busca gerar uma verdadeira imersão culinária nos sabores típicos da Amazônia e do povo indígena Tapajós. Compartilhar conhecimento gastronômico, com debates e intercâmbios entre profissionais e a comunidade local, valorizar e aproveitar melhor os alimentos, além de fomentar o turismo de forma sustentável também são premissas do evento.

A primeira fase do festival aconteceu entre 24 a 26 de maio, com a seleção dos chefs locais Ana Mária, Zena do Carmo, Djalma de Amorim Pereira, Regina Picanço, Ana Cristina Barbosa, Jander Farias, Roger Carvalho, Alyne Carreira, Hebert Caldeira, Maria Betânia Spangemberg, Jander Farias, Débora Diniz, Ricardo Branches e Marcelo Matos. Eles serão responsáveis por comercializar pratos deliciosos pelo preço acessível de R$10 um verdadeiro deleite para o turista amante da gastronomia.

Chefs nacionais e estrangeiros também participarão do encontro e presentearão os participantes com seus talentos culinários. Os brasileiros Bel Coelho, Mara Salles, Bela Gil, Helena Rizzo, Gustavo Blanco, Neide Rigo, Roberto Smeraldi, e o peruano Pedro Schiaffino, são os profissionais que trabalharão com as delícias paraenses feitas de peixes de água doce, farinha de mandioca, tucupi, frutos e ervas típicas da região. 

O 1º Festival Gastronômico é apoiado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no Pará e conta com as parcerias da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA), secretaria de Turismo do Estado do Pará (SETUR).


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE