Conheça os cinco maiores carnavais do Brasil

Conheça os cinco maiores carnavais do Brasil
Foto: Divulgação

Friday, 24 February 2017

Destinos que se concentram, especialmente, no norte e no nordeste, são parada obrigatória para os apaixonados pela festa.

Ontem falamos sobre os melhores destinos para os entusiastas do carnaval em Santa Catarina, mas se você gosta realmente muito da festa e tem recursos para viajar, estamos fazendo uma lista com alguns dos melhores locais do Brasil para pular o carnaval.

Manaus (AM)

O Carnaboi é uma festa que junta batida carnavalesca e tradições locais do Boi-Bumbá, tornando famoso o carnaval amazonense.

Inquestionavelmente a maior folia do norte brasileiro, o evento junta agremiações tradicionais que são rivais em festas do Boi-Bumbá – o Garantido e o Caprichoso – que se juntam para garantir que a festa do Amazonas continue sendo uma das mais inesquecíveis do país.

O Carnaval de Manaus mantém a tradição original desde o início do século XX e o grande desfile de fantasias tradicional, que ocorre no Centro Histórico da cidade.

Olinda (PE)

Olinda, ao lado de Recife, é famosa por um dos carnavais mais folclóricos e populares do país.

Os famosos bonecos de Olinda, conhecidos por seres gigantes, em meio à multidão, chamam atenção pelas dezenas de blocos desfilando.

A tradição dos bonecos gigantes, que começou em Belém do São Francisco, recebeu as ladeiras de Olinda no ano 1932, com a criação do boneco do ‘Homem da Meia Noite’, essa lenda urbana local que se tornou atração turística e folclórica pernambucana.

Em 2008 o empresário e produtor cultural Leandro Castro foi responsável pela criação da nova geração dos Bonecos de Olinda: foram representados ícones da História e Cultura do Brasil e personalidades internacionais como D. Pedro I, Ariano Suassuna, Nelson Mandela. A mudança chegou a ser pauta de diversos jornais internacionais.

Há também 500 grupos carnavalescos desfilando por ruas do Centro Histórico de Olinda, além de os clubes de frevos, maracatus, blocos, afoxés, troças e caboclinhos partem para ruas.

Rio de Janeiro (RJ)

A capital nacional do samba que semanas antes do começo oficial do carnaval inicia um intenso clima de festa, tem como seu ápice do Carnaval com o mundialmente conhecido desfile do grupo especial de Escolas de Samba, no sambódromo da Marquês de Sapucaí, com escolas tradicionais que ajudaram a festa a popularizar no país e em todo o planeta.

Lá há opções para todos os gostos e estilos, como os blocos de rua que são característicos pela diversidade (da Zona Norte à Zona Sul), comandando com animação o Carnaval popular.

O carnaval carioca é o segundo maior espetáculo da Terra, perdendo só pro Arirang (Coréia do Norte).

Salvador (BA)

Atualmente o maior carnaval do Brasil. a capital baiana é representação de festa em si, repleta de festa e folia. O evento é alucinante e inicia semanas antes da data oficial, sendo o mais famoso do mundo.

São dezenas de trios elétricos pela cidade com artistas famosos da música baiana, como Chiclete com Banana, Cláudia Leitte, além de Timbalada e Olodum. Os circuitos principais de Salvador contam com sucesso da festa baiana passando, Dodô, Osmar e Batatinha.

Além do axé, a festa traz barracas com atrações musicais como sertanejo universitário, rock, pop, trance, frevo e, obviamente, o orgulho da dança nacional: o samba.

São Luiz do Paraitinga (SP)

Apesar de pequena, essa cidade paulistana, com cerca de 10 mil habitantes, tem o melhor carnaval do estado, repleto de animação. A festa começou popular e se mantém  original, sendo um evento tipicamente de rua no qual reinam as marchinhas tradicionais.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE