Dicas de como unir aprendizado e diversão durante as férias escolares

Dicas de como unir aprendizado e diversão durante as férias escolares
Foto: Reprodução

Monday, 25 June 2018

Aplicativos e iniciativas tecnológicas são boas opções para oferecer educação e diversão.

O período de férias escolares é muito importante para todas as crianças. Essa pausa nos estudos, além de ser fundamental para o desenvolvimento, faz com que elas retornem mais dispostas e com ânimo para encarar o segundo semestre. E, segundo pesquisa feita pela Academia Norte-Americana de Pediatria, o intervalo de fato melhora a concentração e sedimentação do conteúdo pelo cérebro da criança. Porém, a principal dúvidas dos pais ou responsáveis nesse período é: como utilizar as brincadeiras como ferramentas para o desenvolvimento infantil?

Segundo a coordenadora de curadoria e conteúdo da PlayKids, Cynthia Spaggiari, uma das empresas líderes globais em conteúdo educativo para as famílias, aprender está diretamente relacionado com o brincar. Muitas das aprendizagens ficam mais claras por meio das brincadeiras, por ser um processo que envolve diversas variáveis. "Elas são um recurso para os pequenos entenderem o mundo que os cerca, e o que está acontecendo ao seu redor, permitindo que elas elaborem conflitos, frustrações e traumas, podendo inclusive interagir com amigos e familiares", explica Cynthia.

E é nesse ponto que a tecnologia pode entrar a favor de pais e filhos. Aplicativos como a PlayKids, que oferece conteúdo selecionado e voltado para o desenvolvimento cognitivo das crianças, pode ser considerado uma boa opção para os pais que desejam estimular o aprendizado durante as férias, e também para os pequenos, que buscam diversão e entretenimento. "É bem importante que as crianças tenham essa associação do brincar como processo de aprendizagem, ainda mais focado no período de férias. Muitas vezes associamos a aprendizagem ao ambiente escolar, mas não é só nesse ambiente que as crianças aprendem. Por isso, as iniciativas tecnológicas são interessantes, já que aliam as necessidades e objetivos de todos", comenta Cynthia.

E para aqueles que ainda não sabem como aproveitar as férias escolares, dentro do aplicativo da PlayKids, existem conteúdos inspirados nas férias das crianças, que oferecem dicas e ideias para curtir esse período. Já os kits de Explorer, clube de assinatura com atividades educativas, e também a Leiturinha, maior clube de assinaturas de livros do Brasil, também terão uma curadoria especializada neste período do ano. Os pais também podem acompanhar todo o Especial de férias, elaborado pelo Blog da PlayKids, com dicas e ideias para viver o momento das férias com diversão e aprendizado!


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE