Tradição e fé no São João de Corumbá

Tradição e fé no São João de Corumbá
Foto: Gustavo Messina

Tuesday, 26 June 2018

O “batismo” de São João nas águas do Rio Paraguai torna inigualável os festejos juninos da cidade sul-mato-grossense

Neste sábado, 23, Corumbá protagonizou um belo espetáculo que mistura fé e tradição, atributos que tornam único o festejo junino da quarta maior cidade do Mato Grosso do Sul. É dia do Banho de São João, quando os “festeiros” com seus andores descem a ladeira rumo ao Rio Paraguai para banhar a imagem do santo, em uma alusão à tradição bíblica do batismo. Depois, é feito o caminho de volta para o centro histórico onde é fincado o mastro junino, dando prosseguimento à festa.

É este o ápice do Arraial do Banho de São João, que reúne a população local e turistas em Corumbá, uma das portas de entrada do Pantanal Mato-Grossense. Além da descida dos andores juninos pela ladeira Cunha e Cruz é realizada também a missão em louvor ao santo. Depois da elevação do mastro, pertinho da meia noite, um show pirotécnico celebra a chegada do Dia de São João, 24 de junho.

O Arraial do Banho de São João, que também tem barraquinhas, dança de quadrilhas e muita comida típica, impressionou as jornalistas que visitaram a festa no ano passado a convite do Ministério do Turismo. A cidade foi uma das cinco contempladas com ações de promoção dos festejos juninos em chamada pública promovida pelo MTur.

“É muito bonito ver de perto essa cultura tão rica ainda preservada aqui em Corumbá. Essa manifestação, assim como outros festejos brasileiros, merece ser valorizada e divulgada, para que se mantenha forte entre os corumbaenses e seja conhecida por viajantes do Brasil e do mundo”, comenta Jade Knorre,  do portal de turismo Skyscanner. Para Naira Amorelli, do site Embarque na Viagem, a cidade sabe cativar o turista com a simpatia dos moradores, as ruas do Centro Histórico e a rica gastronomia. “O banho de São João é um festejo junino muito peculiar, carregado de tradições e a mais pura demonstração de fé”, observa.

No ano passado, o Arraial do Banho de São João gerou mais de 280 empregos diretos. As 51 mil pessoas que passaram pelo evento injetaram R$ 430 mil nas 90 barracas e 6 pontos de comércio fixo de Corumbá.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE