Frio, música clássica e gastronomia atraem turistas a Campos do Jordão

Frio, música clássica e gastronomia atraem turistas a Campos do Jordão
Foto: Divulgação

Thursday, 28 June 2018

Temporada de inverno começou quinta (21) e faz cidade onde vivem cerca de 50 mil pessoas receber até 1 milhão de turistas.

Uma das mais européias cidades do hemisfério sul, Campos do Jordão é um dos destinos mais concorridos do inverno paulista. O frio, a música clássica e a gastronomia diversificada são os principais atrativos aos turistas, que aos milhares, sobem a Serra da Mantiqueira nesta época do ano.

Entre quinta-feira (21) até o fim de julho, o município onde vivem cerca de 50 mil habitantes projeta receber até 1 milhão de pessoas. Esse público é a engrenagem da economia local - movimenta os negócios e gera empregos durante a estação.

As baixas temperaturas que deram fama à cidade, são a principal atração de Campos do Jordão . Neste ano já houve registro de temperatura negativa, de -0,3ºC, no dia 21 de maio. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a média de temperatura na cidade no inverno é de 11,7 ºC. Este inverno, segundo o órgão, deve ser típico - a estação será seca.

O Festival de Inverno começa no próximo dia 30. Serão, durante um mês, 90 apresentações artísticas entre concertos sinfônicos e de câmara - a maioria deles gratuitos. As atrações pagas têm preços que variam de R$ 25 a R$ 100.

A gastronomia é ponto forte de Campos do Jordão. São aproximadamente 350 bares e restaurantes. A cidade abriga estebelecimentos com referência em cozinhas do mundo todo.

Expectativa

O secretário de Turismo de Campos do Jordão, José Carlos Rebello de Carvalho, destacou que as temperaturas amenas, mesmo antes do inicio do inverno, foram um bom indicativo do movimento para a temporada.

"A cidade está cheia já faz um tempo e não apenas aos finais de semana, o que anima muito os empresários. Não há mais vagas para ônibus de excursão em julho e todos os hoteis já estão com pelo menos 70% de ocupação desde já", disse. A cidade limita o acesso de coletivos de turismo a 120 por dia.

Dólar

A alta do dólar, que dificulta o acesso às viagens internacionais, é favorável ao turismo em Campos do Jordão. Não é incomum que os passeios no exterior sejam substituídos por uma visita à Serra da Mantiqueira.

“Os comerciantes e prestadores de serviço estão otimistas, com boa expectativa para a temporada de inverno, já que o dólar alto favorece o turismo na cidade. Além disso, a quantidade de atrações, que vão desde o Festival de Inverno até shows e eventos particulares, ajudam a tornar a cidade competitiva entre os principais destinos para essa época", disse Paulo César da Costa, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sinhores).

Na rede hoteleira, a oferta é de 14 mil leitos em cerca de 280 meios de hospedagem.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE