Carnaval do Salto do Norte leva dezenas de pessoas às ruas

Carnaval do Salto do Norte leva dezenas de pessoas às ruas
Foto: Ricardo Latorre

Monday, 27 February 2017

O samba-enredo desse ano tinha o criativo título ‘A Cigana não Engana, Nós que nos Enganamos'.

Em vários lugares de Santa Catarina o carnaval foi comemorado com muita alegria e em Blumenau – apesar da praticamente inexistência da cultura dessa festa – a comunidade do Salto do Norte mais uma vez fez bonito e encheu a Rua Johann Sachse de foliões.

Com o samba-enredo ‘A Cigana não Engana, Nós que nos Enganamos’ o desfile saiu da frente do mercado Garcia quase uma hora depois do previsto e logo várias pessoas se juntaram ao grupo composto por cerca de 20 pessoas que compõem a organização. Ao som da bateria, o experiente Amaro de França, mais conhecido como Dime da Mocidade, fez a alegria do bairro.

Aos poucos as pessoas saiam na janela, perdiam um pouco da inibição e até vestiam fantasias que estavam gratuitamente disponíveis a elas: tudo pela festa.

Depois de percorrer uma das maiores ruas do Salto do Norte, o desfile termina, mas a festa não: os foliões se confraternizam e entram a noite comemorando com muito samba, cerveja, amizade e respeito, afinal é um evento familiar que atrai moradores de todas as idades.

Os membros da Escola de Samba Unidos do Bairro Salto do Norte – a única de Blumenau – passam o ano inteiro preparando a festa, chegam a ficar meses debruçados sobre a confecção das fantasias e tiram dinheiro do próprio bolso – além do modesto patrocínio que recebem que comerciantes locais, que ainda é muito pequeno – para fazer com que a festa aconteça.

Alguns jovens evangélicos resolveram acompanhar o grupo, não para falar de religião, mas sim para oferecer água aos foliões com sede. Esse ato bonito deu nome ao bloco ‘Tá com Sede’ que distribuía água doada pelo Samae, de acordo com uma das organizadoras, Suellen Venturini.

Se você ainda não conhece o carnaval do Salto do Norte, não deixe de prestigiá-lo no ano que vem. É, sem a menor sombra de dúvidas, uma experiência agradável e valida.

Abaixo a galeria com algumas fotos feitas durante o evento.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE