Rota das Falésias: roteiro integrado movimenta turismo do CE e RN

Rota das Falésias: roteiro integrado movimenta turismo do CE e RN
Foto: Divulgação

Wednesday, 04 July 2018

Roteiro integra a Costa do Sol Nascente (CE) e a Costa Branca (RN) e pode ser explorado de ônibus, carro, buggy e até de bicicleta.

A praia de Ponta do Mel, em Areia Branca (RN), é um dos atrativos no roteiro integrado da Rota das Falésias. Além dos paredões avermelhados, as Dunas do Rosado cobrem a região da Costa Branca até Porto do Mangue, na foz do rio Açu com suas pirâmides de sal. Ainda no Rio Grande do Norte, entre o rio Mossoró e a divisa com o Ceará estão as cidades de Grossos, Tibau e Mossoró com suas praias paradisíacas, morros de areais coloridas e salinas, além das águas termais características de Mossoró. A cidade polo do roteiro, do lado potiguar, ainda é rica em atrativos históricos e culturais, como os festejos juninos, além da cozinha típica sertaneja.

Pelo lado cearense, a Rota das Falésias não é diferente. São oito cidades e 215 km ao longo do litoral leste, ou Costa do Sol Nascente, com falésias coloridas, dunas de areias brancas e praias a perder de vista com suas águas mornas de cor esverdeada. Os coqueirais emolduram o cenário paradisíaco, irresistível e sedutor para quem visita Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, já na divisa com o Rio Grande do Norte. O roteiro inclui atrativos cearenses já famosos como as praias de Porto das Dunas, Águas Belas, do Presídio, Morro Branco com seu labirinto de falésias (Monumento Natural), Praia das Fontes, Uruaú, Canoa Quebrada, Majorlândia, Redonda, Quixaba, Tremembé e Ponta Grossa, entre outras.

Com a adesão dos cinco municípios potiguares, o roteiro de 13 cidades se estende por 240 km e 45 praias. Para o visitante, a integração aumentou as possibilidades de lazer e diversão com mais estrutura e oferta de serviços turísticos, inclusive de eventos e negócios, além de ecologia, história, gastronomia e atividades esportivas. Já são mais de 600 empreendimentos turísticos nesse trecho da costa entre os dois estados e uma oferta superior a 12 mil leitos de hotéis e pousadas. Já os bares, restaurantes e barracas de praia comportam cerca de 40 mil clientes. Canoa Quebrada é o principal destino de todo o roteiro. A rota pode ser explorada integralmente ou por parte. A viagem completa dura até dez dias.

Uma das características do roteiro é o artesanato em garrafinhas de areias coloridas. A criatividade e habilidade dos artesãos resultam na confecção de paisagens dentro dos recipientes de vidro. O trabalho é feito com diferentes tonalidades de areias retiradas das falésias e moldado com o auxílio de hastes de arame. A renda de bilro e as bolças e chapéus de palha de carnaubeira, entre outras peças, também se destacam do artesanato típico da rota das Falésias. E, através da pesca artesanal, uma das principais atividades do roteiro, o visitante pode até acompanhar a chegada dos jangadeiros com o pescado e frutos do mar que serão servidos nas barracas e restaurantes à beira mar.

A Rota das Falésias é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, desenvolvido em parceria com o Sebrae Ceará e, mais recentemente, com o apoio do Sebrae-RN. Desde 2004 o destino vem recebendo ações de planejamento e execução de projetos, buscando a diversificação da oferta turística e estruturando os atrativos com o objetivo de inserir os roteiros no mercado do turismo de forma mais qualificada e diferenciada. A roteiro conta, ainda, com 46 associações de classe como comerciantes e hoteleiros, incluindo artesãos, bugueiros, taxistas e jangadeiros.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE