Julho começa cheio de eventos para o turista aproveitar

Julho começa cheio de eventos para o turista aproveitar
Foto: Roberto Castro

Friday, 06 July 2018

Calendário do MTur registra 310 atividades entre festas, eventos esportivos, solenidades e arraiás que irão impulsionar o turismo em todo país.

Chegou julho e com ele as férias escolares, época em que muitos brasileiros decidem colocar o pé na estrada para conhecer novos destinos.  O sétimo mês do ano faz jus ao seu posto de “mês do descanso e da diversão” proporcionando aos turistas festa nos quatro cantos do país. Prova disso está no Calendário de Eventos do Ministério do Turismo que registra, apenas neste mês, nada menos que 310 eventos espalhados Brasil afora. 

O Calendário é um site criado pelo MTur para auxiliar o turista a programar-se e conhecer eventos que acontecem ao longo do ano em todo o país. A ferramenta é feita de forma colaborativa e conta com o apoio das secretarias estaduais de turismo e dos organizadores de evento que enviam o conteúdo das festas para o MTur. Para inscrever um evento, clique aqui.

Para julho, o Calendário aponta que serão realizadas festas de arraiás (uma continuação dos tradicionais festejos juninos), celebrações folclóricas, gastronômicas, esportivas, musicais, ecoturísticas e cívicas, trazendo um pouco mais da alegria, cultura e tradições do povo brasileiro a quem participa. A Agência de Notícias do Turismos selecionou alguns deles, mas tem muito mais no Calendário de Eventos. Clique aqui e confira.

ARRAIÁS

As tradicionais festas juninas se estendem por julho e trazem um show de música, cores e sabores. Os municípios de São Bento (PB) e Balneário Pirraças (SC) estão preparados para receber os festeiros com o “Arraiá Balançando a Rede”, em São Bento nos dias cinco a sete de julho, e com o “Piçarraiá”, em Balneário Piçarras nos dias 13 e 14 de julho. Além da tradição dos arraiás, os destaques dos festejos julinos serão shows de forró pé de serra e a maior canjica do Brasil, preparada pelas mãos dos catarinenses em uma panela gigante que pesa 12 toneladas.

GASTRONOMIA

As delícias brasileiras também farão parte de outros festivais, onde serão as grandes estrelas do momento. Em São Paulo (SP), a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (FIPAN) acontece entre 24 e 27 de julho e reúne uma equipe de experts no assunto para trocarem conhecimentos. O turista também pode aproveitar as delícias trazidas do mar no 4º Festival do Peixe, que acontece entre os dias 26 a 29 de julho no município de Esperantina (PI).

LGBT

Eventos que prezam a diversidade e o respeito podem fazer parte do roteiro de quem escolhe julho para viajar. Em Belo Horizonte (MG), a Parada do Orgulho LGBT acontece no dia 15, reunindo milhares de pessoas no centro da capital mineira. Já em Soure (PA), a V Parada do Orgulho LGBTI será momento de debater o tema por meio de palestras, apresentações, performances de artistas e bandas locais.

MÚSICA

O turista que curte um bom som vai aproveitar os destinos Poços de Caldas (MG) e Guajará-Mirim (RO) para ouvir Blues, Jazz e música amazônica. O Poços de Caldas Blues & Jazz Festival nasceu como uma maneira de preservar o ritmo e hoje mantém a tradição de encantar e embalar os fãs da música, que será apresentada entre os dias 19 a 22 de julho. A tradição também vai tomar conta do Festival de Música Amazônica (FEMUSA), com composições do gênero regional, exaltando o contexto amazônico e trazendo troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE