10 atrações imperdíveis e dicas para quem quer aproveitar o melhor do México

10 atrações imperdíveis e dicas para quem quer aproveitar o melhor do México
Foto: Divulgação

Sunday, 08 July 2018

Com variedade de atrações, belezas naturais, boa gastronomia e hospitalidade, o país tem recebido e agradado cada vez mais turistas.

Mi casa es su casa ", esse é o lema dos mexicanos que comemoram um crescimento de 9%, em relação a 2015, de turistas no país. O México é o mais caliente e acolhedor das américas, um destino perfeito para quem gosta de praias, boa gastronomia e muita diversão.

No começo de março, foi anunciado que mais de 36 milhões de turistas visitaram o México em 2016, um crescimento absurdo em relação aos anos anteriores e o dobro da média do setor global.

Qual será o segredo de tanto sucesso? Conversamos com algumas pessoas que escolheram o país como destino e nos contaram com exclusividade o que os levaram a escolher essa terra como um lugar ideal para viajar e viver.

Lugar mágico

Para o radialista Marcos Braga, o país é um lugar mágico. Ele conheceu a gigante Cidade do México, mas os lugares mais incríveis que visitou foi Cozumel e o lindo parque Chankanaab Beach Adventure Park.

“No parque senti toda a energia e alegria do povo mexicano. Lá você nada com golfinhos, e ainda aproveita a culinária mexicana e as águas transparentes de Cozumel a bordo de um caiaque com o fundo transparente, então você pode se ver o fundo do mar. Recomendo, e pretendo voltar mais vezes com a minha família”, fala Marcos.

Dicas de passeios imperdíveis

A empresária de comunicação Lucia Furlan teve a oportunidade de viajar diversas vezes para o destino e nos ajuda com dicas incríveis. Há uma infinidade de passeios e lugares para conhecer e para ajudar, Lucia os 10 locais que ela considera que são imperdíveis na viagem. 

1. A  Basílica de Guadalupe  é obrigatória. O local, com um imenso átrio, abriga a antiga igreja e a basílica. É possível conhecer o lugar exato da aparição da santa, assistir a uma missa e fotografar o manto original de Nossa Senhora de Guadalupe. O ponto é cercado por lojinhas para “regalos” religiosos.

2. As ruínas de Teotihuacan  ficam a cerca de 45 minutos da Cidade do México e formam um lugar mágico. Além de diversas ruínas, lá estão as Pirâmides de Sol e da Pirâmide da Lua, com aproximadamente 243 degraus. É preciso certo preparo físico para encarar a escadaria, mas o topo recompensa. A visão é indescritível.

3. Passear de trajineras em Xoximilco  vale a pena. A diversão é garantida nos coloridos barquinhos típicos que navegam pelo do rio Xoximilco, onde é possível comer, beber, cantar, enquanto cruza o canal. Durante o percurso é possível comprar mimos e apreciar grupos musicais. O passeio pode ser feito a noite ou durante o dia e dura de uma a duas horas.

 4. O Museu Nacional da Antropologia é considerado um dos melhores museus do mundo por reunir acervos arqueológicos e antropológicos das culturas pré-colombianas do país. A dica é fazer uma visita guiada para entender melhor todo o conteúdo.

5. Vá também ao  Museu Frida Khalo . Na casa onde cresceu, viveu e morreu uma das artistas mais icônicas do país estão obras, fotos e um acervo importante que retrata bem o sofrimento e a personalidade marcante de Frida. A Casa Azul fica no bairro de Coyacan e é muito frequentada por artistas.

6. Faça uma paradinha para comprar! Somente aos sábados, não deixe de visitar a Praça San Angel – lugar que reúne artistas e centenas de tendas com artesanatos típicos, tecidos bordados à mão, caveira e souvenires.

7. Cancún é cercado por areias brancas, o mar do caribe mexicano conta com vários tons de azuis é de tirar o fôlego. Passeios incríveis, alta gastronomia, parques temáticos e atrações culturais são coisas que não faltam.

8. Isla Mujeres . Nadar com golfinhos e o parque El Garrafon são boas pedidas. Para chegar até a ilha é preciso ir de barco. O passeio é agradável e o parque, lindo, com uma estrutura invejável com restaurante all inclusive , lojas, piscinas. O Parque Garrafon tem diversas atividades como tirolesas, snorkel, caiaque, além de uma vista de tira o fôlego.

9. A noite de Cancún é movimentada e as baladas são realmente diferentes. O Coco Bongo, a mais famosa delas, é uma boate com show, tem um estilo Broadway. Rola de tudo lá, temas de filmes, covers de artista famosos e até o nosso samba é lembrado. As intervenções são inúmeras e até mesmo os garçons nos surpreendem com apresentações.

10. Cozumel  é para quem quer desfrutar da belíssima paisagem caribenha com mais sossego. A estrutura é muito boa, possui bons restaurantes, resorts e lojas internacionais. Lá também fica uma das maiores barreiras de coral do mundo, por isso, o mergulho é indispensável. A transparência da água permite ter uma visão perfeita de toda a vida marinha, e em águas mais profundas é possível avistar tartarugas e até tubarões.

Chef é apaixonado pelo país

O chef Guga Rossi, um dos mais conceituados do mercado gastronômico fala de sua paixão pelo país. “Minha história com o país começou porque fui trabalhar em rede conceituada hoteleira na região e me encantei. O clima é mágico, as pessoas solícitas e a estrutura é incrível”, fala.

Ele conta que conheceu todos os pontos turísticos da região, principalmente em Cancún, mas o coração sempre saltou mais forte com as atrações que envolvem mergulho. Ao falar de Cozumel, ele concorda com Lucia e afirma que a diversidade marinha é incrível.

“Outro local também que foi bem bacana, ainda mais pra quem é fã do Chaves, é Acapulco . Minhas férias lá foram uma verdadeira maravilha”, diz.

Puerto Vallarta é preferência LGBT

Enquanto casais recém-casados e namorados heterossexuais preferem viajar para os tradicionais resorts em Cancún, o público LGBT escolheu  Puerto Vallarta como destino.

A cidade fica no estado de Jalisco e tem o terceiro porto mais importante do país. Atualmente é um dos lugares mexicanos mais visitados, além de servir de cenário de grandes produções cinematográficas. Nos anos 60, presenciou o romance entre Richard Burton, que filmava por lá, e Elizabeth Taylor, que fez questão de visitá-lo.

Atualmente é chamada de “San Francisco do México”, com hotéis e restaurantes friendly com shows de drag-queens, compras e também por sediar o Festival de Cinema e Diversidade Diva Puerto, além do famoso Vallarta Pride, evento que reúne shows, paradas e DJs internacionais e gays do mundo todo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE