Um roteiro de trem pela história paulista

Um roteiro de trem pela história paulista
Foto: Divulgação

Tuesday, 24 July 2018

Três vezes por mês, turistas que visitam São Paulo podem reviver a cultura de imigrantes italianos em um passeio de trem

Viajar no tempo e na história dos italianos que vieram ao Brasil, no período da imigração, para desbravar o estado de São Paulo. Essa é a proposta do passeio no “trem da Itália”, que faz parte do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e vai realizar, neste sábado (28), mais uma visita ao passado dos colonos com um momento de resgate ao glamour das viagens férreas da década de 1950. O passeio é realizado três vezes ao mês.

O embarque inicia na Estação da Luz, na capital do estado, e tem como destino Jundiaí (há 60 km da cidade de São Paulo), que preserva costumes e a arquitetura trazida pelos imigrantes italianos. O gostinho de história começa logo na entrada da locomotiva, fabricada nos anos 1960. Depois, basta sentar-se confortavelmente no assento do trem e embarcar no “túnel do tempo”, com direito a apresentações e curiosidades sobre os imigrantes a bordo, bem como música e histórias que marcavam aquela época.

A viagem dura 1h30 e é realizada ao longo da atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. Nesse percurso existe ainda possibilidade de curtir uma programação complementar, que proporciona ao turista visita a adegas, cantinas e degustação de vinho, conhecer fazenda histórica com marcas da influência dos italianos naquela região, além de degustação das famosas pastas italianas, tudo isso embalado pelas canções tradicionais. Para saber como comprar o pacote, Clique aqui.  

O Expresso Turístico foi criado em 2009 e oferece, além da viagem italiana, roteiros para mais dois destinos: Estação da Luz - Mogi das Cruzes e Estação da Luz - Paranapiacaba. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas e espaço reservado para cadeira de rodas com cinto de segurança. Os ingressos são vendidos diariamente na bilheteria da Estação da Luz, das 9h às 18h. Clique aqui para saber mais.

EMOÇÃO NOS TRILHOS

O Brasil tem 28 roteiros para passeios em trens de passageiros, entre regulares e turísticos, autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Dados do Plano Nacional de Viação de 2016 mostram que o país possui 30,6 mil km ferrovias já implantados e 17,2 mil km em planejamento. Só no ano de 2016, o setor transportou 1,3 milhão de passageiros.

A variedade de trens é tão grande que o turista pode escolher entre antigas Marias Fumaças ou trens mais modernos, que não agridam o meio ambiente. A Agência de Notícias do Turismo já selecionou alguns roteiros de trilhos para o viajante apaixonado pelas locomotivas. Clique aqui e conheça. 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE