Conheça as águas termais de Tubarão

Conheça as águas termais de Tubarão
Foto: Divulgação

Monday, 06 March 2017

Na semana do Dia Internacional da Mulher, por que não conhecer o berço da mais famosa catarinense que já existiu?

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa quarta-feira (08/03), nos leva a refletir sobre a importância das mulheres nas nossas vidas, cidade, estado, país e mundo. E, certamente, a mais notória mulher de Santa Catarina foi Anita Garibaldi.

Nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro no ano de 1821 num lugar de nome Morrinhos, hoje Tubarão, Anita se uniu ao revolucionário Giuseppe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos, tomando o Porto de Laguna e combatendo em nosso estado, no Rio Grande do Sul e até em Montevidéu (Uruguai), terminando seus dias na cidade italiana de Ravena, em 1849.

Por isso, hoje dedicamos nossa sessão de turismo a Tubarão.

Fundada em 1870, a cidade surgiu como via de acesso entre Lages e Laguna graças a criação da Ferrovia Thereza Christina, a cidade chama atenção pela sua beleza em meio ao cenário urbano.

Um dos grandes pontos turísticos históricos da cidade é o Museu Ferroviário, que conta com uma belíssima mostra de marias-fumaça em uma estrutura que já foi uma estação de trem, dando aquele clima que te remete aos idos do século XIX.

Para quem gosta de turismo de aventura os morros do Formigão e da Antena são excelentes pedidas. Muito procurados por praticantes de rapel e de escalada, são locais apropriados inclusive para iniciantes. Como se isso tudo ainda não bastasse, o Morro da Antena ainda abrange praias e a Serra Geral, ficando a apenas 4 quilômetros do centro da cidade.

Mas se você é do tipo que ama passeios relaxantes, a cidade tem um roteiro de águas termais incrível, que engloba os hotéis Termas do Rio do Pouso (conhecido por oferecer terapias alternativas), Termas da Guarda (estância conhecida por ter a segunda água mais radioativa do Brasil), Sandrini e Adolfo, ambos com serviços de spa.

Já quem ama a vida rural vai apreciar muito paisagens bucólicas como o Sítio Lunardi, o Recanto Maria Laura (famoso por seus cafés coloniais) e, durante o mês de maio, participação no evento conhecido como Cavalgada Tropeira, que percorre o trajeto do Picadão da Serra.

Eu, particularmente, gosto muito dos hotéis Sandrini Park (Estrada Geral da Guarda, 9500, Termas da Guarda) e San Silvestre (Avenida Marcolino Martins Cabral, 903, Centro).


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE