Tupiniquim é eleita a Cervejaria do Ano

Tupiniquim é eleita a Cervejaria do Ano
Foto: Ricardo Latorre

Wednesday, 08 March 2017

Foram mais de 2 mil rótulos avaliados por 61 jurados de 20 países diferentes na quinta edição do Festival Brasileiro da Cerveja, que promete crescer a cada ano mais.

Na noite desta terça-feira (07/03) o Parque Vila Germânica sediou a festa de premiação do V Concurso Brasileiro de Cervejas, que contou com um público de centenas de pessoas.

Com jurados de 20 países diferentes – tais como África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Holanda, Itália, México, Panamá, Peru, Polônia, Suécia, Uruguai e Venezuela além, é claro, do Brasil – o evento já se consolidou como o segundo maior do mundo no gênero e o maior da América Latina.

Foram cerca de 2 mil rótulos de cerveja avaliados pelos 61 jurados desde sábado (04/03), divididas em 143 tipos de cerveja.

Autoridades locais como o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau (Sihorbs) Richard Steinhausen, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do estado Leonel Pavan  (PSDB) e o prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes (PSDB), aclamado com aplausos no final como se espera de um popstar, não de um político.

Entre as vencedoras se destacam a marca Bodebrown, criada em Curitiba (PR), que apresentou 24 rótulos no festival, mas uma das maiores vencedoras da noite certamente foi a gaucha Tupiniquim, que se sagrou a grande campeã, como já tinha feito em 2015 e 1014.

Durante a tensão da espera pelos resultados, passando pela empolgação da vitória e depois, durante o confortável momento de pós-premiação montado no Biergarten, o empresário Alfredo Brites Júnior estava fazendo algumas lives para do evento para a página do famoso bar Books & Beers de Floripa (para conhecer o perfil deles no Facebook e no Youtube clique nos nomes).

Para quem ainda não conhece, o Books & Beers fica na Lagoa da Conceição e parte de seu conceito, além da qualidade de seus pratos e serviços, é a inovadora proposta de unir livros e gastronomia até na personalização do cardápio, como por exemplo aquele que tem uma capa onde consta o nome ‘O Velho e o Bar’ em alusão à obra ‘O Velho e o Mar’ de Ernest Hemingway.

Se você já visitou Florianópolis e não conheceu o local, perdeu uma excelente oportunidade. Vale estar no seu roteiro da próxima vez. Fica na Ivo D Aquino, 103. Abaixo, uma foto de Brites.

As medalhas

Cervejarias do Ano:

  1. Tupiniquim (RS);
  2. Bodebrown (PR);
  3. Bier Hoff (PR);

Best of Show (escolhidas apenas por juízes estrangeiros)

  1. Colorado Guanabara Wood Aged;
  2. Morada Gasoline Sour;
  3. Eden Beer Patillazo Melancia;

Best of Show Experimental (as que ainda não foram lançadas)

  1. Tupiniquim Funky Framboesa;
  2. Baden Baden IPA Wood Aged;
  3. Dubbel Dragon: Honey Revenge;

A Cervejaria Bodebrown recebeu um prêmio especial pela sua participação nos cinco anos do evento.

Para que o texto não fique longo demais ou maçante, vamos deixar este link aqui com a tabela completa das vencedoras em cada categoria compiladas pelo Estadão.

O título oficial de capital nacional da cerveja – que deve ser confirmado pelo presidente Michel Temer (PMDB) hoje – aumenta ainda mais a importância da cidade em meio ao mercado cervejeiro, elevando o Festival Nacional da Cerveja a patamares internacionalmente conhecidos.

O projeto de lei que criou esse título é do deputado federal e ex-prefeito de Blumenau Décio Lima (PT) e o cuidado com os detalhes, o capricho, a elegância de cada elemento e a impecável administração do secretário de municipal de Turismo Ricardo Stodieck transformaram um projeto que já era uma idéia fabulosa em um sucesso absolutamente retumbante.

Com essa nova posição de ‘autoridade abalizadora da qualidade das cervejas premium’ é altamente provável que o festival do próximo ano seja duas ou três vezes maior do que o deste, criando uma disputa ainda mais acirrada por produtores na expectativa de ver suas marcas sendo reconhecidas e consumidores sedentos de boas cervejas de vários tipos.

Certamente, não há forma mais digna de terminar esse texto do que desejando “ein prosit”.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE