Oktoberfest Blumenau lança 35ª edição com evento exclusivo

Oktoberfest Blumenau lança 35ª edição com evento exclusivo
Foto: Divulgação

Monday, 03 September 2018

O Sabores da Oktoberfest ocorreu na noite de quinta-feira, dia 30, no Eisenbanh Biergarten e apresentou as novidades desta edição.

A contagem regressiva para a Oktoberfest Blumenau 2018 foi marcada pelo evento de lançamento desta edição da festa. O Sabores da Oktoberfest, que ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 30, no Eisenbanh Biergarten, apresentou as novidades e deu uma amostra da festa aos convidados. Uma das maiores inovações deste ano é o sistema cashless para a compra de alimentação e bebida no evento. 
 
Outro grande avanço é o comprometimento ainda maior com a responsabilidade social, com o repasse de um 1% do valor bruto obtido com a venda de bebida alcoólica na festa ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad). 
 
E as novidades não param por aí. Os desfiles da 35ª Oktoberfest Blumenau têm duas novas atrações, o Kartoffelwagen, Carro da Batata e o LebKuchen, Carro da Bolacha. Ambas as atrações passaram por processo de licitação ainda em 2017 e garantiram sua presença nos desfiles pelos próximos cinco anos. 
 
O cardápio da Oktoberfest também traz opções diferenciadas, como em todos os anos. Em 2018 o público poderá saborear o Wiener schnitzel, que é um escalope de porco empanado com mix de fritas e polenta; o hambúrguer de costela de porco; novos sabores de Flammkuchen, que é a pizza alemã; e novas opções vegetarianas, veganas, sem glúten e sem lactose.
 
Sistema Cashless
 
A partir deste ano, a gestão financeira da Oktoberfest Blumenau fica sob a responsabilidade do consórcio entre as empresas Imply e NETPdv, vencedoras do processo licitatório nº. 065/2018. Este novo gestor financeiro está também responsável pela implantação do sistema cashless já nesta edição da festa, ou seja, a partir de 2018 não haverá mais tickets de papel para a compra de bebidas e alimentação no evento. O sistema diminuirá o tempo nas filas e dará muito mais segurança para as operações. 
 
Segundo os organizadores da Oktoberfest, esse é um movimento natural já que a festa vem passando por inovações constantes em vários setores nos últimos anos. 
 
“É chegado o momento de incorporarmos também as inovações dos sistemas comerciais e financeiros”, explica o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck.
 
Com o sistema cashless, o visitante terá a oportunidade de adquirir créditos pela internet, sem sair de casa, a partir do dia 10 de setembro, no mesmo site onde é feito a compra dos ingressos, o site oficial da festa, https://oktoberfestblumenau.com.br/ingressos/. 
 
Para isso, basta preencher o cadastro e indicar o valor que quer creditar, podendo efetuar esse pagamento até com cartão de crédito. Ao chegar à festa, a pessoa deverá apresentar o documento de identificação em qualquer caixa, para a retirada de seu cartão devidamente creditado. O evento contará também com o sistema pré-pago, quando o visitante adquire um cartão com valor pré-definido, sem cadastro nominal, diretamente nos caixas. 
 
“É importante dizer que nos cartões comprados antecipadamente o controle de venda de bebida alcoólica já começa no momento do cadastro. Quando o sistema identifica que o cadastrado é menor de idade, ele bloqueia automaticamente a liberação do crédito para a compra de produtos alcoólicos. Mas mesmo assim haverá controle rigoroso no momento em que a bebida é servida, em função dos cartões pré-pagos”, ressalta Ricardo.
 
Este sistema de compra foi testado pelos organizadores dos eventos já na edição de 2017 da Oktoberfest, exclusivamente no Eisenbahn Biergarten, na edição de 2018 da Sommerfest e na última edição do Festival Brasileiro da Cerveja. Segundo o diretor Administrativo-Financeiro do Parque Vila Germânica, Guilherme Benno Guenther, “durante a Sommerfest, o sistema operou de forma satisfatória. Nas últimas horas do último dia do Festival Brasileiro da Cerveja, houve um problema com o sistema cashless que foi para nós, organizadores, um aprendizado valioso”, avalia. 
 
Por essa razão, o novo consórcio tem plano de contingência que prevê todas as situações, e suas soluções, em que o novo sistema poderia apresentar problema.
Além da implantação do novo sistema e dos planos de contingência, o consórcio fica responsável pela instalação de todo o equipamento e pelo treinamento dos funcionários dos permissionários dos pontos de alimentação e bebida para a utilização deste formato de compra e venda. 
 
O novo gestor controla e opera também a venda de ingresso, assim como faz o controle do acesso de pessoas ao Parque Vila Germânica, sempre respeitando a capacidade máxima simultânea permitida de 40.704 pessoas.
 
Responsabilidade Social
 
A partir da edição deste ano da Oktoberfest, 1% do valor bruto obtido com a venda de bebida alcoólica na festa será destinado ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad). Aliado a isso, 100% do saldo residual, que são os itens de alimentação e bebidas comprados, mas que não foram consumidos e cujo ressarcimento não tenha sido solicitado pelo comprador, também irão para o Fremad. Os recursos arrecadados serão destinados para ações e investimentos definidos pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen).
 
Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, essa medida gera ganhos não apenas ao Fremad, mas para toda a sociedade. “Blumenau é a Capital Brasileira da Cerveja e sabemos o quanto, economicamente e em matéria de turismo, isso é importante e tem fortalecido muitas de nossas ações. O objetivo é que a Oktoberfest tenha também sua responsabilidade social fortalecida nesse processo, porque as ações já acontecem durante a festa, a exemplo da Vila Segura. Nós temos também condições de nos transformarmos na capital da conscientização. A bandeira da Oktoberfest Blumenau é a cultura e a cerveja é parte disso, e a partir de agora, lado a lado com essa tradição, estará também a da conscientização”, destaca.
 
As novas atrações dos Desfiles
 
Uma das marcas do reposicionamento da Oktoberfest Blumenau representa a democratização do acesso a novos grupos aos desfiles da festa. Nos últimos anos, seis novas atrações integraram as apresentações gratuitas que ocorrem todas as quartas-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 16h, na rua XV de novembro, e que são consideradas as maiores expressões culturais da Oktoberfest. Em 2018, as novidades ficam por conta do Kartoffelwagen, o Carro da Batata, e do LebKuchen, o Carro da Bolacha.
 
Kartoffelwagen: a intenção principal do grupo é cultivar a tradição gastronômica, levando para a Rua 15 de Novembro iguarias derivadas da batata, um dos pratos típicos mais consumidos na Oktoberfest. Os criadores da atração não perdem uma edição da festa e perceberam a importância que a batata possui enquanto elemento da culinária alemã nos 19 dias de festa.
 
LebKuchen: em português significa Bolo da Vida e faz parte das comemorações germânicas e das muitas Oktoberfests pelo mundo. A iguaria é comercializada em formato de coração e no centro dela há frases escritas, sendo as principais Ich liebe dich (Eu te amo), Mein Schatz (Meu querido) e Mein Liebe (Meu amor). Dessa forma, surgiu a ideia de trazer este ícone para os desfiles, cultivando a tradição e fomentando a gastronomia.
 
Os grupos obtiveram as maiores notas da Comissão Avaliadora na soma dos quesitos Referências à Cultura Germânica, Traje Típico, Criatividade e Viabilidade Técnica, estabelecidos pelo edital Nº. 004/2017. Os novos grupos desfilarão nos próximos cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco. Os dias ainda não foram definidos, mas atenderão ao princípio do rodízio, em que cada atração participa a mesma quantidade de dias.
 
Cardápio
 
O cardápio da 35ª Oktoberfest Blumenau traz mais de duzentos itens. São empratados, lanches, sucos, cafés e, obviamente, as cervejas da oficial Eisenbanh e das artesanais. Os itens de alimentação têm como sempre uma área exclusiva, a Praça de Alimentação, que está aberta diariamente a partir das 11h. Mas nem por isso eles deixam de marcar presença em todos os ambientes da festa. O mesmo se dá com as bebidas, inclusive as artesanais. 
 
Confira o cardápio harmonizado, com todos os itens de alimentação deste ano.
A 35ª Oktoberfest Blumenau é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heniz, Net, Claro e Koerich.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE