Blumenau é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja

Blumenau é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja
Foto: Divulgação

Friday, 10 March 2017

Presidente oficializou Blumenau como Capital Nacional da Cerveja na manhã desta quinta-feira.

Em uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, dia 9, no Palácio do Planalto em Brasília, o Presidente da República Michel Temer sancionou o Projeto de Lei 29/2016, que oficializa Blumenau como a Capital Nacional da Cerveja. O Prefeito Napoleão Bernardes e o Senador Dalírio Beber, responsável pelo encaminhamento do projeto ao Senado Federal, acompanhados de autoridades municipais e estaduais, participaram do ato. O autor do PLC, deputado federal Décio Lima, também acompanhou a solenidade.

Em sua fala, o Presidente Michel Temer destacou os principais eventos realizados na cidade e outras fortes características de Blumenau, como a solidez econômica.  "A oportunidade que me deram de sancionar esta lei, e de uma maneira mais solene, foi muito oportuna. Eu assinei com muito prazer, porque não só ganham os apreciadores de cervejas com rótulos para todos os paladares, mas também ganham os blumenauenses com emprego, renda e reconhecimento. Que em matéria de arte cervejeira não perdem para ninguém", disse o Presidente.

Para Napoleão este título vem coroar um conjunto de ações que vem sendo implantados, alinhados principalmente ao Plano Municipal de Turismo (PMT), que tem entre seus objetivos o desenvolvimento econômico estratégico do turismo em Blumenau e região. "Vamos trabalhar para que este reconhecimento também contribua para o fomento econômico e do empreendedorismo em torno do mercado cervejeiro".

A cidade conta atualmente com cerca de 120 produtores artesanais caseiros de cerveja e serve de palco para o Festival Brasileiro da Cerveja, o maior da América Latina; o Concurso Brasileiro da Cerveja, o segundo maior do mundo em número de amostras; a Rota Turística Vale da Cerveja, que garante turismo na cidade o ano todo; a Escola Superior de Cerveja e Malte, única da América do Sul; além da Oktoberfest, a maior festa alemã da América do Sul. Eventos que proporcionam desenvolvimento econômico para toda a cidade e Santa Catarina.  

Nessa semana, Blumenau deu mais um passo paraa  internacionalização de um dos principais eventos voltados ao mercado cervejeiro. Fruto de uma parceria com a

Nürnberg Messe, empresa que está entre as maiores promotoras de eventos do mundo, a Feira Brasileira da Cerveja começará a receber expositores mundiais. Além disso, já está em negociação a internacionalização do Concurso Brasileiro de Cervejas e o Festival Brasileiro da Cerveja.

Texto: Felipe Rodrigues


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE