Fundação Cultural expõe carros alegóricos da Oktoberfest

Fundação Cultural expõe carros alegóricos da Oktoberfest
Foto: Divulgação

Monday, 01 October 2018

Um Hudson de 1928, o Carro da Cachaça e o Dampfschiu, ou Barco a Vapor, ficam no local até 21 de outubro.

Carros alegóricos que abrilhantam os desfiles oficiais da Oktoberfest permanecerão entre os dias 3 e 21 de outubro em exposição no Espaço Multicultural Elfy Eggert, na Fundação Cultural de Blumenau. A coleção inclui automóvel Hudson ano 1928, o Schnapswagen ou Carro da Cachaça e o Dampfschiu, ou Barco a Vapor, uma réplica do Vapor Blumenau. Os desfiles típicos na Rua XV de Novembro estão programados para quartas-feiras, dias 3, 10 e 17 de outubro, às 19h30, e sábados, dias 6, 13, 20, às 16h. Participam clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas, brinquedos exóticos e as mais variadas e criativas alegorias.

O Hudson modelo Essex Super Six é uma réplica do primeiro carro utilizado pela Underberg nas entregas feitas na Alemanha no início da década de 1930. À época, a bebida era transportada pelo automóvel. O motorista anunciava a chegada de longe com uma buzina especial, tão marcante que logo as pessoas faziam sinal e faziam seus pedidos ao som da melodia da Underberg.

O Carro da Cachaça foi constituído em 2008 com intuito de reunir familiares e amigos para celebrar, em outubro, a majestosa Oktoberfest. O maior objetivo do Schnapswagen é entrar em todos os desfiles para esbanjar alegria e divertir os blumenauenses e turistas com muita cachaça, chope e animação.

Transporte fluvial

A história que contagia a Oktoberfest, esse é o lema do Dampfschiu. A alegoria é uma réplica do Vapor Blumenau, que tinha como principal função transportar mercadorias e pessoas até Itajaí entre 1895 a 1960. O grupo de amigos, preocupado em resgatar essa história, traz para a Rua XV de Novembro um brinquedo repleto de detalhes, que inspiram a todos a imaginar como eram as viagens pelo rio. O Vapor Blumenau repousa na Prainha, sendo monumento vivo da história de Blumenau e o Dampfschiu, “navega” pela rua XV de Novembro, proporcionando alegria ao público que prestigia os desfiles.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE