A maior festa alemã das Américas está oficialmente aberta

A maior festa alemã das Américas está oficialmente aberta
Foto: Divulgação

Wednesday, 03 October 2018

Começou nesta quarta-feira 35ª Oktoberfest, a festa mais alemã das Américas.

A sensação de alívio estava estampada nos rostos das pessoas: a espera acabou, e por 19 dias os visitantes viverão a maior festa alemã das Américas. A cerimônia de abertura da 35ª Oktoberfest iniciou às 22h, no Eisenbahn Biergarten, e contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, além de autoridades, sendo fechada com o já tradicional show dos Velhos Camaradas.

O ritual de início é marcado pelo cortejo dos monges produtores de cerveja. Nos primeiros anos da Idade Média, os religiosos passavam longos períodos de jejum, quando não podiam ingerir nenhum tipo de alimento, apenas bebidas. É nesse contexto que as primeiras cervejas são criadas, para dar sensação de saciedade.

Com tochas e bandeiras, os monges retiram o caneco da Oktoberfest da "Krugplatz", a Praça do Caneco, e levam ele até o palco, entregando nas mãos da rainha Karoline Gehrke. O caneco só voltará à sua praça no último dia da festa.

Depois disso aconteceu a sangria do primeiro barril de chope. O anfitrião da noite, prefeito Mário Hildebrandt, deu as boas-vindas ao publico.

"É uma alegria receber cada um de vocês na nossa bela Blumenau. É de fato um momento ímpar que temos a oportunidade de estarmos todos juntos", exalta.

O palco de autoridades estava cheio. Vieram prestigiar a cerimônia o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, o senador Dalírio Beber, além de representantes do Governo do Estado, e de países como a Áustria, Alemanha, Uruguai, República Tcheca, Reino Unido, Paraguai e Itália.

A 35ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 3 a 21 de outubro e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro, Nacional Gás e Koerich.

Lei de pureza alemã é atendida em 80% dos chopes da Oktoberfest

Promulgada por um Duque da Baviera em 1516, a Reinheitsgebot, ou lei de pureza alemã, instituiu que a cerveja deveria ser produzida com apenas os seguintes ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura. A lei foi criada com a intenção de controlar a qualidade das cervejas produzidas e, desde então, é seguida por praticamente todas as cervejarias espalhadas ao redor do mundo.

Na 35ª edição da Oktoberfest, 80% dos chopes ofertados na festa atendem as especificações da Reinheitsgebot. A grande variedade de opções, além de agradar todos os gostos, este ano traz uma novidade: uma carta de harmonização de comidas e bebidas. Preparada por Beer Sommeliers, o cardápio harmonizado relaciona itens de comida e bebida e lista os acompanhamentos que harmonizam com cada tipo. O cardápio harmonizado está disponível neste link.

Roberto Maçaneiro, um dos beer sommeliers criadores do cardápio harmonizado, explica que a harmonização é feita de duas formas bem simples: por semelhança (quando bebida e comida tem estilos parecidos) ou por contraste (quando o salgado de uma comida contrasta com o sabor doce de um chope, por exemplo) e que o cardápio trabalha com os dois tipos de harmonização. Ainda segundo o especialista, a intenção dos criadores foi de fugir de harmonizações com o tipo pilsen, fazendo com que o público buscasse experimentar tipos diferentes dos chopes ofertados na festa.

Uma das harmonizações indicada pelo Beer Sommelier é a combinação joelho de porco com o chope tipo IPA. Conforme explica Maçaneiro, a IPA é uma bebida com uma potência alcoólica e com um amargor maior. Já o joelho de porco é uma carne gordurosa e um pouco mais salgada e que, para poder limpar o paladar da gordura e do sal desta comida típica, a indicação é beber um tipo de chope que tenha um teor alcoólico e um amargor maior.

Novidades na festa

Lançada no Festival Brasileiro da Cerveja de 2017, a Cervejaria Antídoto participa pela primeira vez da Oktoberfest. "Para nós é uma sensação realmente indescritível. Somos de Blumenau, sempre participamos da Oktoberfest, apreciando chopes de outras cervejarias e agora ter o prazer de ter o nosso chope na festa é bem gratificante", afirma o sócio proprietário, Fabiano Massaneiro. A cervejaria apresenta novidades na oferta de chopes. Uma delas, apontada por Massaneiro é a Berliner Weisse com xarope.

A 35ª Oktoberfest Blumenau é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro e Koerich.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE