Oktoberfest Blumenau marcada por ações de conscientização

Oktoberfest Blumenau marcada por ações de conscientização
Foto: Divulgação

Thursday, 11 October 2018

Outra importante mudança está ligada diretamente ao chope. Desde 2013, o Chope em Metro, uma das mais clássicas brincadeiras da festa, disponibiliza chope sem álcool aos competidores.

A maior festa alemã das Américas é conhecida por ser um grande encontro cultural e familiar. Projetos como a Vila Segura, além da mudança no Concurso Nacional dos Tomadores de Chope em Metro, que passou a ser sem álcool, estimulam o consumo consciente e transformam as palavras segurança e conscientização em palavras chave do evento.

O projeto Vila Segura, desenvolvido em parceria com o Seterb, realiza atividades interativas com os visitantes. Localizado em frente à praça de alimentação, o espaço oferece aos visitantes ações como o teste do bafômetro e o óculos que simula o estado de embriaguez. Conforme explica Denise Oechsler, orientadora do Vila Segura, a ação tem a intenção de mostrar que álcool e direção fazem uma combinação perigosa.

Outra importante mudança está ligada diretamente ao chope. Desde 2013, o Chope em Metro, uma das mais clássicas brincadeiras da festa, disponibiliza chope sem álcool aos competidores. Além disso, o Bierwagen, o Carro da Cerveja, tradicional veículo que circula pelas ruas da cidade chamando a população para a festa, passou a distribuir chope sem álcool. A idéia é mostrar que o verdadeiro espírito da festa não está ligado diretamente ao consumo do chope.

Oktoberfest também é responsabilidade social

Esta edição da Maior festa alemã das Américas apresenta uma novidade: 1% do valor bruto obtido com a venda de bebidas alcoólicas na festa será destinado ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad). Além disso, 100% do saldo residual, que são os itens de alimentação e bebida comprados que não foram consumidos e o ressarcimento não foi solicitado, também irá para o Fremad. Todos os recursos arrecadados serão destinados para ações e investimentos definidos pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen).

A 35ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 3 a 21 de outubro e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro, Nacional Gás e Koerich.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE